Cielo (CIEL3): Ações caem mais de 10% após suspensão de pagamentos via WhatsApp
As ações da Cielo (CIEL3) despencam nesta quarta-feira (24) após a suspensão da função de pagamentos e transferências via WhatsApp pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pelo Banco Central (BC).
Os ativos da Cielo chegaram a desabar 10% na manhã desta quarta-feira. Às 11h20, a ação ordinária da empresa de maquinhas registrava queda de 8,21%, sendo negociada a R$ 5,00.
O Cade impôs, na última terça-feira (23), uma medida cautelar para suspender a operação de parceria entre Facebook e a Cielo de pagamentos por meio do WhatsApp.
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O negócio, anunciado no dia 15 de junho, consiste na integração entre a empresa de maquinhas e o Facebook para ofertar a estabelecimentos comerciais credenciados o recebimento de pagamento por meio da plataforma WhatsApp Business.
De acordo com análise realizada pelo Cade, a Cielo possui elevada participação no mercado nacional de credenciamento de captura de transações. Além disso, o WhatsApp possui uma base de milhões de usuários no Brasil, o que pode garantir na sua entrada um poder de mercado significante.
“Tal base seria de difícil criação ou replicação por concorrentes da Cielo, sobretudo se o acordo em apuração envolver exclusividade entre elas. De qualquer modo, fica evidente que a base de usuários do WhatsApp propicia um potencial muito grande de transações que a Cielo poderia explorar isoladamente, a depender da forma como a operação foi desenhada”, afirmou a Autarquia em sua determinação.
Além disso, o Cade informou que não havia indícios de que a operação seria submetida previamente ao órgão regulador, “razão pela qual é necessária a imediata imposição de medida cautelar”.
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Para a Superintendência-Geral do Cade, a operação tem potencial ofensivo que, se gerar efeitos imediatos no mercado, pode acarretar aos concorrentes restrições nas suas atividades.
“Ainda que não se tenha uma certeza sobre os efeitos, pelo dever de cautela, cabe adoção de ações para resguardar a coletividade de possíveis efeitos negativos”, concluiu. Em resposta, a Cielo informou ao mercado nesta quarta-feira (24) que “tomou as providências adequadas e suspendeu os serviços”.