Ciberataques custaram US$ 12,5 bilhões para empresas em todo mundo
Os ciberataques à e-mails corporativos custaram aos cofres de empresas de todo mundo um montante de 12,5 bilhões de dólares nos último cinco anos, disse o relatório da Trend Micro, empresa especializada em segurança digital.
Só no ano passado, a previsão era que os gastos ultrapassassem a casa de nove milhões de dólar. Estas perdas são relacionadas a transações enganosas feitas pelos funcionários das empresas aos hackers.
Os ataques são direcionados, geralmente, a CEOs, ou administradores de alto escalão, que não necessitam de autorização prévia para realizar negociações online.
Os ataques acontecem utilizando engenharia social, e não computacional. Assim, os invasores se passam por colegas ou até mesmo familiares das vítimas.
Os especialistas afirmam que para não cair nos golpes, primeiramente é necessário manter a calma e não fazer as transações com urgência. Sempre que possível, contatar por telefone o indivíduo com quem a transação será feita.
O Facebook foi a última grande empresa a sofrer com ataques cibernéticos.
No total, foram mais de 1 milhão de contas atacadas nos últimos cinco anos, sendo que de grandes empresas, foram houvera nove incidentes no último semestre. No primeiro semestre, por sua vez, foram 15.