Christine Lagarde é nomeada nova presidente do Banco Central Europeu
A francesa Christine Lagarde será presidente do Banco Central Europeu (BCE), sucedendo ao italiano Mario Draghi. Foi essa a escolha dos líderes dos 28 países que compõem a União Europeia (UE) que se reuniram nesta terça-feira (2) para escolher os novos nomes chefiar os órgãos europeus.
“Sou honrada de ter sido nomeada para a presidência do BCE“, foi esse o primeiro comentário de Christine Lagarde após ser nomeada. A atual presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI) salientou que vai “deixa de forma provisória o seu cargo de diretor-geral do FMI durante o período que antecipa a nomeação”.
Saiba mais: A última crise quase acabou com a zona euro, diz Mario Draghi
Na mesma reunião dos líderes europeus foi decidido que a ex-ministra alemã da Defesa, Ursula Von der Leyen, será a nova presidente da Comissão Europeia. Além da presidência do órgão executivo da UE, foi escolhida também a liderança do Conselho Europeu, que será presidido pelo belga Charles Michel.
Os nomes com os novos líderes europeus foram divulgados pelo Twitter pelo presidente do Conselho da UE, Donald Tusk. Ainda não foi decidido o nome do futuro presidente do Parlamento Europeu.
Relevância do BCE
O Banco Central Europeu se tornou cada vez mais um órgão fundamental para a coesão da União Europeia. O Banco central do bloco, responsável pela gestão da política monetária dos países que usam o euro, atuou para manter baixas as taxas de juros durante o período mais agudo da crise econômica que atingiu a Europa.
Mesmo com a oposição de muitos líderes europeus, Draghi levou adiante um processo de afrouxamento monetário, aumentando a oferta de moeda na economia e levando as taxas de juros a serem até negativas. Esse foi o chamado “quantitative easing”.
Nova legislatura da UE
As nomeações das novas lideranças da União Europeia ocorrem há cerca de um mês e meio das últimas eleições europeias. Lagarde, que já foi ministro da Economia da França, superou a candidatura do Banco Central alemão Jens Weidmann.
Christine Lagarde será a segunda presidente francês do BCE, depois que Jean-Claude Trichet presidiu o bloco entre 2003 e 2011.