Duas construtoras chinesas planejam disputar juntas a licitação para construir e operar a ponte Salvador-Itaparica. A informação é do Valor Econômico.
A obra, que é discutida desde a década de 1960 e só em 2010 começou a ser projetada, vai ter concorrência do conglomerado China Communications Construction Company (CCCC) e da construtora China Railway 20 Bureau Group (CR20). A ponte tem extensão de de 12,4 quilômetros e vai ligar as cidades de Salvador e Vera Cruz, na Bahia.
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Havia interesse de outras construtoras chinesas em participar da concorrência. O governo chinês, no entanto, interferiu para que não houvesse competição entre empresas do país. Desta forma, a CCCC e a CR20 devem ser as únicas da China a participar da licitação.
A CCCC já tem operações no Brasil. Ela comprou a companhia de engenharia Concremat e controla um porto privado em construção em São Luís, no Maranhão. A CR20, por sua vez, é uma das maiores empresas de construção de pontes, rodovias, ferrovias e túneis do mundo.
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A ponte Salvador-Itaparica será construída e operada num modelo de Parceria-Público-Privada (PPP) e seu orçamento está em R$ 5,3 bilhões. Desse total, o governo da Bahia será responsável por dois aportes, um de R$ 660 milhões (no quarto ano de construção) e outro de R$ 540 milhões (no quinto ano).
O prazo para consulta pública para os interessados apresentarem contribuições termina na próxima sexta (22). As condições do negócio, portanto, podem mudar. Houve até pedidos de empresas para prorrogar a data limite da consulta, que foi aberta em dezembro, mas o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), rechaçou a ideia.
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O vencedor da licitação terá o direito de operar a ponte durante 35 anos. A previsão, segundo o Valor Econômico, é que o edital seja publicado no meio do ano. O leilão, portanto, ficaria para o segundo semestre de 2019.