O ministro das Relações Exteriores da China afirmou hoje que o país será forçado a responder de maneira decisiva se os EUA continuarem a impôr tarifas sobre as importações chinesas.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na sexta-feira estar pronto para tarifar praticamente todas as importações chinesas aos EUA. Seriam mais 267 bilhões de dólares em mercadorias tarifadas, além dos 200 bilhões que já devem passar a ser taxados em breve.
Questionado sobre os alertas de Trump, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Geng Shuang, foi contundente: “se o lado norte-americano seguir obstinadamente com seu curso e adotar novas medidas tarifárias contra a China, o lado chinês inevitavelmente tomará medidas preventivas para proteger nossos direitos legítimos”. Ele não acrescentou mais detalhes.
Desde julho, os EUA e China já aplicaram tarifas sobre mais de 50 bilhões de dólares em produtos um do outro, em uma disputa comercial que afeta os mercados do mundo todo por envolver as duas maiores economias do planeta.
Entre as insatisfações de Trump está o superávit comercial recorde da China com os EUA, que ele exigiu que seja cortado imediatamente.
Notícias Relacionadas