Ícone do site Suno Notícias

PIB da China cresce 5,4% no primeiro trimestre, acima das expectativas

Bolsas asiáticas China. Foto: iStock

Foto: iStock

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 5,4% no primeiro trimestre de 2025, na comparação com igual período do ano passado, informou nesta quarta-feira (16), o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) do país.

O resultado superou as expectativas de analistas ouvidos pela FactSet, que projetavam alta de 5,1%, e repetiu a taxa de crescimento do último trimestre de 2024, quando o PIB chinês também avançou 5,4%. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o PIB da China cresceu 1,2% nos primeiros três meses de 2025.

A produção industrial da China subiu 7,7% em março, na comparação com igual período do ano passado. O resultado também superou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam expansão de 5,9%.

O desempenho representou uma aceleração em relação ao bimestre janeiro/fevereiro, quando houve alta de 5,9%, na comparação anual. As vendas no varejo chinês, por sua vez, cresceram 5,9% em março, na base anual, também acima das expectativas dos analistas consultados pela FactSect, que previam expansão de 4,3%. O resultado foi mais positivo do que o desempenho do primeiro bimestre, quando houve alta anual de 4%.

Já os investimentos em ativos fixos tiveram ganho de 4,2% no período de janeiro a março, na comparação com igual intervalo do ano passado. O resultado foi próximo ao registrado no período de janeiro a fevereiro, quando houve alta de 4,1%.

China: mercado imobiliário registra queda

As vendas de novas moradias na China em valor caíram 0,4% no primeiro trimestre de 2025 ante igual período do ano passado, segundo dados do NBS. A queda foi igual à observada no primeiro bimestre.

As construções iniciadas – considerando-se tanto residências quanto propriedades comerciais – registraram declínio anual de 24,4% no período de janeiro a março, menor do que a redução de 29,6% vista no primeiro bimestre.

Os investimentos no desenvolvimento de projetos imobiliários, por sua vez, mostraram contração anual de 9,9% no primeiro trimestre, ligeiramente maior do que o recuo de 9,8% verificado nos primeiros dois meses do ano.

preço médio de novas moradias nas 70 maiores cidades da China registrou baixa de 0,1% de fevereiro para março, segundo cálculos do Wall Street Journal baseados em dados divulgados pelo NBS. De janeiro para fevereiro, o preço médio teve queda equivalente, de 0,14%. Na comparação anual de março, o preço médio de novas moradias chinesas teve queda de 5% em março, após retração de 5,2% no mês anterior, também de acordo com cálculos do veículo especializado.

Com Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile