A quantidade de minério de ferro importada pela China caiu para o menor nível em dez meses em fevereiro. Os dados são da Administração Geral de Alfândegas do país.
Desde abril a China não importava tão pouco minério de ferro. Em fevereiro, foram 83,08 milhões de toneladas do produto, 1,5% menor do que o registrado em fevereiro de 2018 (84,27 milhões). Em janeiro, o número havia sido de 91,26 milhões.
Saiba mais: Cotação do minério de ferro sobe na China após desastre em Brumadinho
A queda nas importações em fevereiro têm relação com o calendário chinês. O país comemorou seu Ano Novo no começo do mês passado, levando muitas indústrias a fechar. Algumas operações ficaram paralisadas por até duas semanas. O comércio foi impactado e a demanda pelo minério caiu.
A alta no preço dos minérios de referência em até 24% após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) também levou as siderúrgicas chinesas a adiar a compra do produto. Isso ocorreu porque a Vale é a maior exportadora mundial da commodity e, segundo alguns analistas, o fornecimento do produto poderia ser afetado pelas consequência do acidente. Por isso, as cotações de futuros do minério de ferro com entrega em maio subiram no começo de fevereiro na Bolsa de Valores de Dalian, onde é feita a cotação do minério de ferro.
Saiba mais: Valor do minério de ferro cai no mercado chinês após forte alta
Somando as importações do produto em janeiro e fevereiro deste ano (um total de 174,4 milhões de toneladas), houve uma queda de 5,5% na quantidade registrada no mesmo período de 2018, quando entraram 184,6 milhões de toneladas no país asiático.
“As usinas normalmente reabastecem seus estoques antes de fevereiro, o que leva a um óbvio aumento das importações em janeiro e uma queda em fevereiro”, disse a analista da Sinosteel Futures Fan Lu, segundo a revista Exame. “A queda acentuada no minério de ferro de fevereiro também veio quando os principais fornecedores reduziram o embarque devido a furacões”.
Saiba mais: China estabelece meta de crescimento entre 6,0% e 6,5%
A previsão é que as importações continuem baixas em março. Para cumprir regras ambientais mais rígidas e melhorar a qualidade do ar, siderúrgicas chinesas vão reduzir a produção. Dados compilados pela Refinitiv indicam que vão entrar 71,86 milhões de toneladas do minério na China no próximo mês.