China: EUA devem parar de perder tempo com disputa por coronavírus
O ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, declarou neste domingo (24) que os Estados Unidos deveriam parar de perder tempo e começar a trabalhar em conjunto com a China para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (covid-19).
As tensões entre os governos chinês e norte-americano escalaram com o início da pandemia, quando os presidentes Donald Trump e Xi Jinping começaram a trocar repetidamente discussões acerca de questões relacionadas à crise. Nas últimas semanas, a disputa se acirrou após os Estados Unidos acusarem a China de encobrimento e falta de transferência.
Além disso, as duas maiores potências econômicas do mundo entreram em conflito em função de assunto como Hong Kong, direitos humanos, comércio, assim como o apoio dos norte-americanos a Taiwan, reivindicada pelos chineses.
Wang, também conselheiro de Estado da China, expressou durante a entrevista coletiva, seus sentimentos aos Estados Unidos pela epidemia. Nos próximos dias, espera-se que o país ultrapasse a marca de 100 mil mortos, o maior número de qualquer nação.
“Lamentavelmente, além do enfurecido coronavírus, um vírus político também está se espalhando nos Estados Unidos. Esse vírus político está aproveitando todas as oportunidades para atacar e difamar a China”, declarou o principal diplomata do governo chinês.
“Alguns políticos ignoraram os fatos mais básicos e inventaram muitas mentiras sobre a China e planejaram muitas conspirações”, acrescentou.
China diz que potências devem coordenar políticas
Nesse sentido, o ministro chinês defendeu que a China e os Estados Unidos também precisam começar a coordenar políticas macro para suas respectivas economias, assim como para a economia global.
“Quero dizer aqui: não perca mais tempo precioso e não ignore vidas”, declarou Wang. “O que a China e os Estados Unidos mais precisam fazer é primeiro aprender um com o outro e compartilhar sua experiência na luta contra a epidemia, e ajudar cada país a combatê-la”.
Saiba mais: Baidu considera sair da Nasdaq com tensões entre EUA e China
Questionado sobre a piora das relações entre as duas potências, o diplomata comunicou que a país continua preparado para trabalhar com os Estados Unidos com a cooperação mútua.
“A China sempre defendeu que, como maior país em desenvolvimento do mundo e maior país desenvolvido, nós dois temos uma grande responsabilidade pela paz e pelo desenvolvimento mundial”, salientou Wang. “China e Estados Unidos devem ganhar com a cooperação e perder com o confronto”.