CEO da Makro explica venda de 16 lojas e 11 postos de combustíveis para Grupo Muffato
Antero Filippo, CEO do Makro Brasil, explicou a operação da venda de imóveis e ativos da empresa para o Grupo Muffato. Nesta quinta (26), o executivo argumentou que a operação visa explorar novas oportunidades de negócio na multinacional varejista, que vendeu 16 lojas e 11 postos para a concorrente.
“Em um mundo em constante mudança, estamos sempre analisando nossos negócios, em busca de maior eficiência, produtividade e novas oportunidades”, comentou Filippo em comunicado à imprensa.
De acordo com o presidente da operação nacional do Makro, o Grupo Muffato procurou a concorrente e demonstrou interesse em ativos “extremamente valiosos para o desenvolvimento de seu próprio negócio de varejo no país”.
“Assim, o Makro Brasil decidiu seguir com a venda desses imóveis e ativos”, finalizou ele.
O Muffato está comprando imóveis e determinados ativos relativos a lojas e postos de combustível localizados em Guarulhos, Marilia, Piracicaba, Presidente Prudente, Santo André, São Bernardo do Campo, São Jose do Rio Preto, São Jose dos Campos, Sorocaba Norte, Sorocaba Sul e Taubaté.
Os imóveis e ativos localizados no Butantã, Campinas Santos Dumont, Interlagos, Lapa e Mogi das Cruzes também estão sendo comprados, e não possuem postos de combustível no local.
Os imóveis e ativos referentes a 8 lojas excluídas desta negociação são: Vila Maria, Santos, Praia Grande, Ribeirão Preto, Bauru, Franca, Osasco e Campinas-Dom Pedro; continuam com sua operação usual.
O processo de transferência de ativos da Makro deve ser concluído no menor período possível, sujeito ao cumprimento de determinadas condições, dentre elas a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
Makro e Muffato
Com 48 anos de existência, o Grupo Muffato é uma empresa 100% brasileira que figura entre as maiores redes varejistas do Brasil. São mais de cem unidades distribuídas entre os estados de Paraná e São Paulo, que incluem negócios de varejo, atacado, indústria, centros de distribuição, postos de combustíveis.
Atualmente, os negócios geram aproximadamente 20 mil empregos diretos. Ao longo de sua história, consolidou-se como uma organização inovadora, pioneira em diversos projetos de automação e tecnologia, que incluem a abertura do primeiro mercado totalmente autônomo da América Latina.
Multinacional do segmento atacadista, o Makro pertence à holding holandesa SHV, que controla outras 7 empresas com presença em 60 países e mais de 60 mil funcionários. O Makro tem 7,9 mil funcionários em suas 110 lojas no Brasil, Argentina, Colômbia e Venezuela, com vendas de US$ 1,3 bilhão em 2021.