CEO da Apple (AAPL34) recusa metaverso da Meta (M1TA34)
Tim Cook, CEO da Apple (AAPL34), disse que não acredita na proposta de metaverso de Mark Zuckerberg, criador do Facebook e dono da Meta (M1TA34).
Em uma entrevista recente à revista holandesa Bright, o executivo da Apple afirmou que ainda não tem certeza se um usuário comum conseguiria sequer compreender do que se trata a questão.
“Eu realmente não tenho certeza se uma pessoa comum pode te dizer o que é o metaverso”, disse o CEO.
Em fala ao RTL News, ele destacou que a realidade virtual deve ter limites.
“É algo em que você pode realmente mergulhar. E isso pode ser usado de uma maneira boa, mas eu não acho que você quer viver toda a sua vida dessa maneira [virtualmente]. A realidade virtual é para períodos definidos, mas não uma maneira boa de se comunicar”, pontuou.
Metaverso da Apple?
O executivo da Apple afirmou que não existem planos para trabalhar efetivamente no desenvolvimento de um metaverso.
A empresa desenvolve tecnologias de realidade virtual (RV) e de realidade aumentada (RA), mas não pretende entrar na disputa com a Meta e outras grandes do segmento.
“É algo em que se pode realmente mergulhar. E isso pode ser usado de uma maneira positiva. Mas não acho que você queira viver toda a sua vida dessa forma. A RV é para períodos definidos, mas não é uma maneira de se comunicar bem”, justificou.
Especialistas divergem sobre a possibilidade da Apple estar, sim, desenvolvendo produtos de realidade virtual para o consumidor.
A empresa costuma ser conservadora ao revelar seus produtos e serviços ao mundo, geralmente só embarcando em uma tendência quando tem algo finalizado e com grande potencial de lucro.
A fala do CEO pode ter sido uma tentativa de testar os ânimos do mercado e ver como os fãs da Apple reagem.