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Rede de supermercados Cencosud pede registro para IPO

Cencosud, rede de supermercados, pede registro para IPO

cencosud. Foto: Reprodução Site

O Cencosud, rede de supermercados, registrou seu pedido de Oferta Inicial de Ações (IPO, na sigla em inglês), na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), nesta quarta-feira (1º).

No prospecto, a Cencosud explica que a oferta será primária, ou seja, todos os recursos captados com a operação irão para o caixa da companhia.

A varejista de alimentos pretende usar os recursos da oferta para:

No entanto, o documento lembra que “a efetiva aplicação dos recursos captados por meio da oferta depende de diversos fatores que a companhia não pode garantir que virão a se concretizar, dentre os quais as condições de mercado então vigentes, e se baseia em suas análises, estimativas e perspectivas atuais sobre eventos futuros e tendências.”

Os coordenadores da oferta são o Itaú BBA (coordenador líder); Bank of America (agente estabilizador); J.P. Morgan; Bradesco BBI e Santander.

Raio X da Cencosud

Em seu prospecto arquivado na CVM, o Cencosud, grupo chileno, afirma que é o quarto maior grupo varejista alimentar no Brasil em termos de venda, com posição de liderança em estados das regiões Nordeste, Sudeste e Centro Oeste, em termos de receita de vendas.

As operações da empresa são focadas na venda de bens de consumo e itens de primeira necessidade para consumidores finais e também para revenda. As 339 lojas do Cencosud estão espalhadas por oito estado brasileiros.

No primeiro semestre de 2020, o lucro bruto da rede de supermercados somou R$ 931,382 milhões, enquanto no mesmo período nesse ano atingiu R$ 877,507 milhões.

O prospecto mostra que tanto o endividamento de curto prazo, como o de longo prazo, é zero. A receita do Cencosud totalizou R$ 4,024 bilhões entre janeiro e junho deste ano, contra R$ 3,98 bilhões no mesmo período em 2020.

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