O Banco RCI Brasil, o braço financeiro das fabricantes Renault e Nissan, acaba de lençar no Brasil o próprio Certificado de Depósito Bancário (CDB). Desta forma, o RCI torna-se o primeiro banco de montadora a lançar uma plataforma online de CDB para pessoas físicas no mercado brasileiro.
De acordo com o “Carpress/UOL”, os CDBs do Banco RCI já possuem mais de 380 mil clientes do mundo, em países como:
- Inglaterra;
- França;
- Áustria;
- e Alemanha.
“Com o sucesso dos nossos produtos de investimento em outros países, quisemos também oferecer mais uma boa opção ao investidor brasileiro: ofertando taxas competitivas na modalidade liquidez diária, por meio de plataformas online”, afirmou Frédéric Schneider, diretor-geral do Banco RCI Brasil.
Segundo a empresa, dentre as vantagens do CDB do Banco RCI Brasil estão:
- isenção de tarifas;
- segurança;
- liquidez diária;
- valor mínimo de aplicação de R$ 1.000;
- e operação totalmente online, via aplicativo “CDB Banco RCI” (e em breve também pelo Internet Banking).
No Brasil, cerca de 25% de toda a captação bancária é realizada por renda fixa, e quase metade deste percentual provém dos CDBs. O CDB indexado à taxa DI é o mais popular, e detém cerca de 95% deste mercado.
Os CDBs emitidos pelo Banco RCI Brasil serão destinados, parcialmente, ao financiamento da produção de veículos das marcas Renault e Nissan.
Saiba mais – Lucro líquido da Renault cai com menor contribuição da Nissan
Como funciona o CDB e o que é a taxa DI
O CDB, originalmente, é um título emitido por bancos com o objetivo de captar recursos financeiros.
Acontece da seguinte forma: os bancos emitem esse título, então os investidores, após comprá-los, estarão emprestando um determinado valor à uma instituição financeira.
Os bancos então captarão esse recurso de modo a usá-lo para oferecer:
- crédito;
- cheque especial;
- capital de giro para empresas;
- dentre outros.
No caso do Banco RCI Brasil, uma parcela dos recursos captados com os CDBs serão utilizados para a produção de carros.
Em paralelo, a taxa DI, originada do conhecido Certificado de Depósito Interbancário (CDI), representa os juros médios praticados nos empréstimos entre bancos.
A DI é uma taxa que anda sempre próxima à taxa Selic, a taxa básica de juros, servindo como referência para o mercado de renda fixa, incluindo grande parte dos CDBs.