Ícone do site Suno Notícias

Largada desanimadora na semana: Casas Bahia (BHIA3) fecha no zero a zero e Magazine Luiza (MGLU3) cai. Qual o motivo?

Magazine Luiza e Casas Bahia. Foto: Montagem/Divulgação

Magazine Luiza e Casas Bahia. Foto: Montagem/Divulgação

As ações de Casas Bahia (BHIA3) e Magazine Luiza (MGLU3) caem nesta segunda-feira (27) no Ibovespa, com o mercado fazendo um balanço sobre o desempenho das varejistas na Black Friday de 2023, considerada por algumas casas como a segunda pior da história do evento.

No fechamento, as ações ordinárias de Casas Bahia (BHIA3) chegaram a cair 1,89%, a R$ 0,53, mas fecharam estáveis, enquanto as ações ordinárias de Magazine Luiza recuaram 1,51%, a R$ 1,96. O Ibovespa fechou em alta de 0,17%, aos 125.731,45 pontos.

.

Cotação BHIA3

Gráfico gerado em: 27/11/2023
1 Dia

Segundo Fábio Lemos, sócio da Fatorial Investimentos, empresas de varejo ligado à linha branca caem hoje, mesmo com os juros futuros (DIs) recuando. A queda das vendas ainda representa um desafio para o setor.

“Não adianta ter baixa nos juros se não tivermos uma recuperação nas vendas. E é justamente isso que o mercado esta repercutindo no setor após várias casas apontarem números fracos para esta Black Friday. O maior vencedor, por ora, foi o Mercado Livre (MELI34), que conseguiu apresentar crescimento nos números”.

Segundo apuração do jornal Valor Econômico, a Black Friday de 2023 foi um fracasso. As vendas online representaram quedas expressivas, mostrando o segundo pior desemprenho da história. Segundo dados da Confi.Neotrust em parceria com a ClearSale, divulgados pelo jornal, entre quinta-feira (23) e sábado (25), foram registrados R$ 4,5 bilhões em vendas, número 14,4% menor no que o registrado em 2022.

De acordo com outro levantamento, da NielsenIQ Ebit, também divulgado pela publicação, o setor faturou 13% menos na sexta-feira, até o início da noite, frente a 2022. As pesquisas revelaram, também, que o alto endividamento das famílias e a existência de ofertas menos agressivas na data acabaram desestimulando as vendas em categorias de altos valores, que historicamente “puxam” os indicadores no evento.

“O que se desenha é um futuro desafiador, não só pelo cenário econômico restritivo, mas também pelo ambiente competitivo à frente”, completa Lemos.

Mercado Livre faz história com recorde de vendas na Black Friday de 2023

Mercado Livre (MELI34anunciou nesta última sexta-feira (24) que teve um crescimento anual de 80% nas vendas brutas (GMV) durante a Black Friday deste ano, marcando um recorde para a empresa.

De acordo com a empresa, esses números, que são parciais e abrangem apenas os resultados até as 17h de quinta e sexta-feira, refletem um avanço de 39% em relação ao mesmo período de 2022, ao considerar o desempenho global de novembro até o momento.

Setores específicos também apresentaram um aumento ainda expressivo, com a venda de eletrônicos, celulares, notebooks e televisores. Esses segmentos registraram um crescimento de 140% em comparação com o ano anterior.

Na véspera da Black Friday, a empresa atingiu um pico de 2,8 milhões de itens vendidos, superando a média diária total de 1,8 milhão de itens vendidos. Este desempenho já ultrapassou os resultados da Black Friday do ano passado, destacando a crescente importância do Mercado Livre no cenário do varejo.

Cyber Monday: ‘xepa’ da Black Friday oferece até 90% de desconto em produtos; confira

Nesta segunda-feira (27), lojistas vão oferecer descontos de até 90% em produtos da Cyber Monday, conhecida como a ‘xepa’ da Black Friday. O objetivo é esticar a data na esperança de aquecer as vendas para o Natal de 2023.

Amazon (AMZO34), por exemplo, encerra hoje sua semana de ofertas com descontos de até 70% em produtos de diversas categorias. Para livros e e-books de literatura, ficção, mangás, quadrinhos e livros infantis em marcas como Harper Collins, Companhia das Letras, Arqueiro e Planeta, os descontos chegam até 80%.

Além de frete grátis, membros do Amazon Prime têm descontos antecipados na Loja Prime Video, com o aluguel de filmes populares por até R$ 9,90. Já no Prime Video Channels, haverá desconto de até 70% para assinatura de canais selecionados.

O Mercado Livre (MELI34) afirmou que bateu recorde de vendas, registrando sua melhor Black Friday. A companhia teve crescimento de 80% em vendas brutas nos dias 23 e 24 no novembro, A campanha de descontos em parceria com a TV vai até quinta (30).

Entre as gigantes asiáticas, a Shopee terá ofertas exclusivas em produtos de tecnologia, com cupons de até R$ 70 e ofertas com até 50% de desconto. Já a Shein terá mais de 300 mil produtos diversos com até 90% de desconto.

Várias promoções também estão programadas para o Magazine Luiza (MGLU3). Entre elas, estão TVs smart, smartphones, impressora multifuncional, além de notebooks.

Já o Grupo Casas Bahia (BHIA3), dono das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com, segue com descontos até o dia 30. Nessas lojas, o parcelamento pode ser feito em até 30 vezes no cartão da marca Ponto. Pelo Extra.com, há itens com até 70% de desconto. As promoções da Cyber Monday, que ocorre depois da Black Friday, contemplam a linha branca, móveis, televisão e smartphones.

Sair da versão mobile