Programa substituto do Minha Casa Minha Vida deve ser lançado amanhã
O programa que deve substituir o Minha Casa Minha Vida (MCMV), chamado de Casa Verde Amarela, deve ser lançado na próxima terça-feira (25) às 11h, durante uma cerimônia no Palácio do Planalto.
Uma das diferenças do Casa Verde Amarela para o Minha Casa Minha Vida, são as taxas de juros, que deverão ser menores para o novo programa, com o intuito de incluir um milhão de beneficiários.
Isso será possível uma vez que o pagamento da remuneração da Caixa Econômica Federal será dissolvido no decorrer do contrato de financiamento, ao contrário do que acontece atualmente, já que o banco estatal recebe no ato pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Frente a isso, o Casa Verde Amarela deverá dispor de mais recursos para serem usados em financiamentos, e também deve oferecer taxas de juros especiais para os brasileiros do Norte e Nordeste do País.
Vale destacar que o novo programa nos moldes do MCMV, faz parte do pacote de medidas para a retomada da economia brasileira, o Pró-Brasil.
Além disso, o Pró-Brasil também deveria ser lançado amanhã na cerimônia no Palácio do Planalto, mas é provável que o lançamento seja adiado.
O programa Minha Casa Minha Vida
O programa que tem como um dos objetivos promover o desenvolvimento brasileiro, é uma iniciativa do Governo Federal, que oferece condições para financiamento de moradias nas áreas urbanas para as famílias do Brasil cuja renda bruta não excede R$ 7.000 por mês.
De acordo com o site da Caixa, o programa oferece condições de pagamento e taxas de juros conforme a renda da família interessada. Além disso, as pessoas podem financiar a compra de um imóvel novo, bem como podem financiar a construção ou reforma de moradias em áreas urbanas.
A previsão é que o Casa Verde Amarela também auxilie em pequenas reformas habitacionais em unidades que serão definidas pelas prefeituras. A Caixa econômica Federal ainda será a responsável pela operacionalização do novo programa substituto do Minha Casa Minha Vida.