O que é uma carteira de investimentos? Conheça a estratégia financeira para diversificação e proteção do patrimônio
A carteira de investimentos é uma estratégia fundamental para investidores que buscam diversificação e crescimento sustentável de seu capital, além de servir como uma proteção ao seu patrimônio.
Ao compor um portfólio com diferentes tipos de ativos, é possível diluir os riscos de cada investimento, tornando o patrimônio geral mais resiliente a oscilações de mercado.
Apesar de trazer vantagens, o conceito da carteira de investimentos pode ser confuso para aqueles que pretendem ou já começaram a investir.
Quer saber mais? Vamos te explicar melhor a seguir:
O que é uma carteira de investimentos?
Carteira de investimentos é um portfólio de ativos financeiros, como ações, por exemplo. Em outras palavras, é a reunião de todos os ativos cujo objetivo principal é fazer o dinheiro render.
Por exemplo, nessa carteira (virtual) é possível juntar ações, como da Petrobras (PETR4), da Vale (VALE3), Itaú (ITUB4) – nota-se que são empresas de setores diferentes – e produtos de renda fixa.
A depender do perfil do investidor, este pode aplicar mais em ações do que em renda fixa, ou vice-versa. O mais importante é saber como reunir de forma adequada esses ativos. Só assim que as metas financeiras são alcançadas.
Importância da carteira de investimentos
Uma característica de uma carteira bem elaborada é a capacidade de gerar rentabilidade mesmo em cenários econômicos adversos, evitando prejuízos E, detalhe: sem a necessidade de aplicações com valores altos.
Além da diversificação, uma carteira de investimentos bem estruturada permite ao investidor ter um controle maior sobre suas aplicações. Isso é possível com o monitoramento da carteira.
Outra vantagem de ter uma carteira de investimentos é que ela não precisa ser fixa. Com o monitoramento e ajuda de um profissional, o investidor pode gradualmente adicionar novos investimentos, sempre em busca do retorno financeiro.
Ao seguir uma estratégia bem delineada, o investidor pode otimizar o crescimento de seu patrimônio ao longo do tempo, mantendo a diversificação e a proteção contra riscos.
Como montar uma carteira de investimentos ideal?
É possível montar uma carteira de investimentos seguindo esses 4 passos simples:
1) Identifique seu perfil de investidor:
- Agressivo: Disposto a assumir mais riscos em busca de retornos maiores.
- Moderado: Equilíbrio entre segurança e rentabilidade.
- Conservador: Prioriza a segurança e estabilidade dos investimentos.
2) Avalie sua renda e conhecimento de mercado
Determine quanto você está disposto a investir e seu nível de conhecimento sobre o mercado financeiro.
3) Defina seus objetivos
Estabeleça metas financeiras a curto, médio e longo prazos, considerando o tempo necessário para alcançá-las e o montante desejado.
4) Diversificação dos Investimentos
Distribua os investimentos em diferentes ativos para minimizar riscos e maximizar retornos.
Comece a investir já
Quer investir mas ainda não se sente seguro? Com o Suno Start, você vai aprender o caminho certo no mercado financeiro.
Entre já para o grupo VIP e tenha uma semana intensiva para dar o start nos investimentos sem correr o risco de cometer erros de iniciante.
Durante sete dias, você terá acesso a conteúdos que simplificam assuntos como renda passiva, renda variável e carteira de investimentos. Quer saber mais? Clique aqui e dê um start nos seus investimentos.