O BB Investimentos (BB-BI) alterou a composição de sua carteira de dividendos recomendada para outubro. Os analistas do banco incluíram a Caixa Seguridade (CXSE3), Isa CTEEP (TRLP4) e Weg (WEGE3). Por sua vez, a Petrobras (PETR4) foi mantida.
“Optamos por iniciar o 4T23 com uma perspectiva mais cautelosa. Nosso alvo de 127 mil pontos foi mantido, mas será revisado no próximo mês. Dentre as indicações fundamentalistas, nossa exposição mais cíclica foi reduzida, agregando nomes com maior dividend yield e que promovam maior descorrelação, mas mantendo, sobretudo, aspectos relacionados à qualidade de resultados”, diz em nota o BB Investimentos.
Na carteira de outubro, o BB-BI excluiu a B3 (B3SA3), Rede D’Or (RDOR3) e Simpar (SIMH3). No lugar entraram Caixa Seguridade, CTEEP e Weg.
Segundo os analistas do BB Investimentos, a Caixa Seguridade vem apresentando boa performance
operacional mês a mês em suas principais linhas de negócios. “A companhia tem capacidade para se beneficiar, via resultado financeiro, de um eventual cenário adverso nas taxas de juros, o que lhe confere um caráter defensivo importante para o portfólio em outubro.”
Em relação à Isa Cteep, o BB Investimento diz que o retorno via dividendos tende a retomar ao patamar de 10% ao ano, após ter caído para 6% no último ano. A equipe do BB afirma que a companhia está em fase de expansão, mas com alavancagem ainda em patamar confortável.
Por fim, o BB Investimentos justifica que a Weg ingressou na carteira fundamentalista de outubro por causa de seus indicadores de qualidade e nas perspectivas otimistas para seus negócios na cadeia de energias renováveis e eficiência energética dos próximos trimestres, especialmente na América do Norte.
Carteira de dividendos do BB Investimentos:
Na imagem a seguir, é possível conferir todas as 10 ações recomendadas pelo BB Investimentos com foco no pagamento de dividendos. De setembro para outubro foram mantidas 7 ações de 10.
Petrobras: nova política de dividendos trouxe alívio aos investidores, dizem analistas
Para o BB Investimentos, a Petrobras segue apresentando bons resultados operacionais e financeiros, com perspectivas de aumento na produção associado a baixo patamar de alavancagem,.
“A companhia deve manter o foco no pré-sal e, portanto, seguir com rentabilidade atrativa, ainda que ocorra uma entrada gradual em segmentos de energia renovável”, destacam os analistas.
Além disso, as mudanças aprovadas ao longo deste ano para nova políticas de preços e dividendos, segundo o BB Investimentos, trouxeram alívio aos investidores.
B3 (B3SA3) lança 1º índice de dividendos do Ibovespa
A B3 (B3SA3) lançará o primeiro índice de dividendos vinculado ao Ibovespa – que completa 55 anos.
Desenvolvido em conjunto com a Nu Asset, gestora de fundos do Nubank, o Ibovespa Smart Dividendos, ou IBSD, reunirá empresas que pagam maiores valores proporcionais em relação ao preço da ação.
Além do dividend yield (DY), o índice incluirá frequência e valor constantes ao longo dos anos.
“O primeiro filtro é integrar o Ibov, estar dentre os 85 ativos da carteira. O segundo versa sobre os dividendos. Estamos pegando os 21 que mais pagam dividendos, com uma média ponderada dos últimos 6 anos, dando um peso maior para os anos recentes. Além disso, integramos as companhias que têm normalização de pagamentos extraordinários, para manter constância”, explica Henio Scheidt, gerente de Índices da B3.
A primeira carteira, que vigora até 29 de dezembro de 2023, terá 21 empresas.
Assim como nos demais índices da B3, o rebalanceamento acontece a cada 4 meses, para adequar a composição aos critérios estabelecidos na metodologia.
A carteira poderá ser acessada no site da B3.
Caso existisse desde 2013, o Ibovespa Smart Dividendos B3 teria acumulado uma variação positiva de 142% até o final de agosto desse ano. No mesmo período, o Ibovespa B3 obteve variação positiva de 87%.
Veja a carteira do Índice de Dividendos da B3
- Taesa (TAEE11)
- Telefônica (VIVT3)
- BB Seguridade (BBSE3)
- Santander (SANB11)
- Engie (EGIE3)
- Itaúsa (ITSA4)
- Banco do Brasil (BBAS3)
- Bradespar (BRAP4)
- Cemig (CMIG4)
- Copel (CPLE6)
- CPFL (CPFE3)
- CSN (CSNA3)
- Vale (VALE3)
- Gerdau (GGBR4)
- Vibra (VBBR3)
- Cyrela (CYRE3)
- Metalúrgica Gerdau (GOAU4)
- Cielo (CIEL3)
- Petrobras (PETR4)
- CSN Mineração (CMIN3)
- Marfrig (MRFG3)