Na hora de adquirir um cartão de crédito, os cinco maiores bancos no país são os mais lembrados pelo consumidor brasileiro.
A pesquisa “Tendências de busca para Cartão de crédito”, realizada pela plataforma Melhor Câmbio, mostrou que, apesar de os bancos digitais apresentarem facilidades, como rapidez na aprovação, os bancos tradicionais ainda concentram 54,7% das intenções.
O levantamento, que contou com a parceria da Agência Conversion, Itaú (ITUB4), Santander (SANB11), Bradesco (BBDC4), Banco do Brasil (BBAS3) e Caixa Econômica, analisou 32,7 milhões de consultas no Google entre junho de 2021 e maio de 2022.
Entre as buscas, o Itaú lidera com participação de 23,8%, valor que por si só compete com todos os principais bancos digitais somados.
Juntos, Nubank (NUBR33), Inter, PicPay e C6 obtiveram 27,7% de participação.
No pódio com o Itaú, o Santander teve participação de 13,7%, em seguida veio o Bradesco, com 10,9%. O Nubank sozinho obteve 10%, o PicPay, 7,2%, Caixa seguiu com 6,3%, o C6 teve 5,9% e o Inter obteve 4,6% das buscas.
Os 17,6% restantes foram enquadrados como “Outros”.
O mais procurado nas categorias de cartão, como “gold”, “platinum” e “silver”, foi o cartão “black”, que teve alta de 82,6% nas buscas.
As uso do cartão para o acúmulo de milhas teve crescimento de 196%, enquanto o termo “cashback” subiu 26% nas buscas entre 2021 e 2022.
Cartão de crédito para negativados cresce 1300%
A mesma pesquisa mostrou um crescimento de 1300% do termo “cartão de crédito para negativado aprovado na hora” durante o período analisado.
Já a pergunta “qual o cartão de crédito que não consulta SPC e Serasa?” aumentou 1350%.
Outros termos relevantes também ganharam relevância, como “cartão de crédito com limite na hora” (550%) e “como ganhar milhas com cartão de crédito” (450%).
Os aumentos refletem o cenário de crescimento de endividamento no país e uma respectiva busca por saídas por parte dos endividados. Em julho, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo divulgou que ao percentual de famílias envidilhadas no país bateu o recorde de 78%.
A pesquisa da Melhor Câmbio reflete igualmente a necessidade de urgência pelo crédito, o que faz com que empresas que ofereçam limite imediato acabem se saindo melhor nas intenções de aquisição do cartão de crédito.