CarSul: app de mobilidade urbana focado na segurança do passageiro prevê faturamento quadruplicado em um ano
Em 2019, Luciane dos Santos fez uma mudança de carreira: de psicóloga para empreendedora na área de mobilidade urbana, a profissional buscou um tráfego mais seguro. Foi assim que em 2019 ela criou a CarSul.
A startup em formato de app de corridas nasceu dois anos depois de um acidente que marcou a psicóloga: a perda de seu filho em um acidente de trânsito. Passado o luto, Luciane decidiu que queria tentar transformar as ruas em ambientes mais seguros e começou a oferecer viagens gratuitas para colegas de seu filho. Para ela, essa foi a forma que encontrou de lidar com a perda e também garantir que outras mães não passassem pelo que enfrentou.
CarSul: app de mobilidade urbana com foco em segurança
Com o tempo, a demanda pelas viagens de Luciane foram aumentando e ela criou a startup CarSul em Santa Rosa, Rio Grande do Sul. Em uma cidade de 73 mil habitantes, aos poucos o catálogo de clientes da startup expandiu-se: dos iniciais 30, deu um salto para 150 de 2019 para 2020, o primeiro ano de criação da CarSul.
Para esse impulso, Luciane contou com a ajuda da Gaudium, plataforma de tecnologia voltada para centrais de transporte e entregas, e um serviço focado em divulgação e conscientização.
“Perder um filho no trânsito é uma dor que nenhuma mãe deveria sentir. Eu decidi transformar essa dor em ação”, ela conta. Luciane explica que, por meio da CarSul, foi possível conscientizar motoristas e passageiros sobre a importância do respeito às leis de trânsito e da adoção de medidas de segurança viária.
Hoje a CarSul conta com cerca de 1.200 motoristas cadastrados. Entre o seu menu de serviços, os clientes podem escolher entre o transporte individual, compartilhado e de encomendas.
A empresa realiza em média 1.500 corridas por dia, com um ticket médio de R$ 16.
Faturamento e planos de expansão
Para a criação da CarSul, em 2019, foram investidos cerca de R$ 130 mil. Com esse valor, foi possível estabelecer o negócio em Santa Rosa e abraçar outras cidades da região, como Ijuí, Santa Maria e Santo Ângelo.
Em 2022, a CarSul teve uma movimentação de R$ 5 milhões no ano. Para 2023, a meta da empresa é quadruplicar o valor, batendo os R$ 20 milhões. Para isso, Luciane planeja expandir como franquia.
Além do êxito empresarial, Luciane espera um impacto social positivo com o uso do aplicativo, tanto no trânsito como para os motoristas contratados. Muitos dos motoristas do aplicativo são locais, o que gera empregos e contribui para o desenvolvimento da região.
“Olho para o que eu construí e fico orgulhosa em poder afirmar que a minha plataforma, que nasceu de uma dor, hoje ajuda a manter o trânsito mais seguro. Se tivermos consciência do que fazemos no volante, e como isso pode afetar terceiros, temos o poder de evitar desastres irreparáveis”, finaliza a empreendedora da CarSul.