Ano após ano algumas versões de carros deixam de ser produzidas e isso também deve acontecer em 2023. As montadoras continuam entregando veículos 0km para os seus consumidores, mesmo em meio ao cenário turbulento na economia global.
Para continuar entregando carros 0km, as montadoras acabam deixando de produzir novos veículos em algumas versões, principalmente as que se tornam cada vez mais antigas, e voltando focando na criação ou aprimoramento de outros modelos.
Esse encerramento de produção de carros 0km para algumas versões pode ocorrer até mesmo para modelos de grande sucesso.
Veja abaixo alguns modelos que podem deixar de ser produzidos em 2023, segundo o portal Garagem360.
Modelos de carros que podem “sair” do mercado em 2023
O primeiro modelo que pode deixar o mercado de automóveis em 2023 é o Chevrolet Bolt EUV. Apesar de seu lançamento recente no Brasil, o carro não deve ter sua produção de versões 0km alongada por muito tempo.
A produção do Chevrolet Bolt EUV tem uma dependência com a produção no exterior, já que é um carro importado pela General Motors (GMCO34) ao Brasil. A produção externa, por sua vez, pode estar próxima de ser paralisada.
A responsável pela marca Chevrolet, o grupo General Motors (GM), quer focar suas atenções na sua nova plataforma, a Ultium, que será importante para a estratégia da empresa na produção de carros elétricos.
Outro da Chevrolet que também deve deixar o mercado em 2023 é o Camaro que, embora seja um modelo bastante conhecido pelos brasileiros, terá sua produção paralisada ainda este ano, conforme divulgado pelo grupo controlador da marca.
Especulações do mercado apontam que o nome do Chevrolet Camaro pode retornar em um carro elétrico da General Motors futuramente, apesar de isso não ter sido confirmado pela GM.
A Guerra na Ucrânia tem gerado diversos impactos econômicos ao redor do mundo, e isso pode ser um dos fatores que estimulam o encerramento da produção de um outro modelo de carro em 2023: o Renault Captur.
Um dos fatores relevantes para que a produção do Renault Captur 0km seja descontinuada é que se trata de um modelo produzido no Brasil, mas a guerra entre Rússia e Ucrânia impacta o processo de distribuição de equipamentos e peças do carro.
Assim, as atenções da Renault devem se voltar para a criação de um novo SUV compacto, uma vez que a companhia não pretende nacionalizar peças.
Fechando a lista está o Chevrolet Cruze, mais um da General Motors. O modelo já teve sua produção paralisada em quase todo o mundo, com exceção da Argentina, e também deve ser um dos carros que deixarão o mercado em 2023.