O carro voador da Boeing realizou seu primeiro voo ao ar livre na última terça-feira (22).
De acordo com comunicado nesta quarta-feira (23), o carro voador realizou os testes em Manassas, na Vírginia, estado norte-americano. O protótipo decolou, voou e pousou com sucesso.
Embora seja apenas um teste, o carro voador obteve sucesso. O objetivo da Boeing é exibir uma nova fase do transporte urbano.
O modelo foi projeto para realizar o transporte de passageiros em ruas congestionadas e desviar de arranha-céus.
No Twitter, a fabricante postou um vídeo sobre o voo do carro:
BREAKING: It’s another first for us. Along with @AuroraFlightSci we’ve successfully tested our passenger air vehicle. We continue our progress towards a safe and sustainable urban mobility ecosystem. #TheFutureIsBuiltHere pic.twitter.com/hwuw4d5jmz
— The Boeing Company (@Boeing) 23 de janeiro de 2019
Corrida para criar carros voadores
Tanto a Boeing quanto a concorrente Airbus estão entre as empresas na corrida para produzir carros ou drones voadores que carregam pacotes.
O intuito das empresas é criar produtos para um novo cenário da indústria aeroespacial.
A Boeing passou a criar protótipos depois de comprar a Aurora Flight Sciences, em 2017. No entanto, entre os projetos está incluso o novo táxi voador junto a Uber. Além disso, a Boeing Next, que cuida da mobilidade urbana da fabricante, contratou a Aurora para projetar o protótipo.
Saiba mais: Parceira do Uber anuncia ‘táxi voador’ que pode levar até 5 pessoas
Entretanto, ainda não foi confirmado se o modelo será utilizado pela Uber.
Além do carro voador, a Next também projetou um veículo totalmente elétrico para transportar carga que realizou testes interno no último ano e deve realizar um voo teste neste ano. O veículo pode transportar até 220 kg.
Outras empresas que estão na corrida para desenvolver carros voadores:
- Vahana;
- Intel;
- EHang.
Ainda não existe uma previsão de quando esse veículo da Boeing chegará ao mercado. No entanto, o sucesso alcançado nos testes ao ar livre já é um grande passo para que os projetos sejam concretizados.
De acordo com a Boeing, ainda serão realizados para série de testes no carro voador. O objetivo é melhorar a segurança do protótipo e também a confiabilidade.
Notícias Relacionadas