O Carrefour (CRFB3) divulgou nesta terça-feira (10) seu balanço referente ao terceiro trimestre de 2020. De acordo com a empresa, o lucro líquido ajustado para o período foi de R$ 757 milhões, representando uma alta de 73,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Já as vendas brutas consolidadas do Grupo Carrefour Brasil alcançaram R$ 19,3 bilhões entre julho a setembro deste ano, equivalente a uma alta de 29,9% em comparação ao mesmo trimestre em 2019. Segundo a companhia, as vendas LFL cresceram 26%, sem gasolina, o que representa um recorde na série histórica do grupo.
Por sua vez, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado avançou 18,6% no trimestre, em comparação ao mesmo período do ano anterior, alcançando R$ 1.339 bilhões.
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Segundo a companhia, “Nosso capital de giro antes dos recebíveis representou um fonte de financiamento de R$ 923 milhões (7 dias) vs. R$ 226 milhões (2 dias) no 3T19, como resultado da nossa capacidade de manutenção, ou melhora, da estrutura de capital, mesmo no cenário atual: na comparação anual, aumentamos o nosso nível de estoques em 29%, em linha com as nossas estimativas e projeções de vendas para os próximos meses, mas isso foi mais do que compensado pelo maior prazo de contas a pagar aos fornecedores”.
“A forte geração de caixa dos últimos dois trimestres nos permitiu reduzir o uso do desconto de recebíveis como fonte de financiamento das operações, reduzindo assim a despesa financeira e melhorando e eficiência da companhia. O indicador de contas a receber apresentou aumento significativo de R$ 575 milhões (5 dias) no 3T19 para R$ 1.905 milhões (13 dias), com efeito da nossa decisão de não vender tais recebíveis como fizemos anteriormente”, informou o Carrefour.
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Além disso, os empréstimos, líquidos de derivativos para cobertura, totalizaram R$ 5,5 bilhões no final de setembro, mesmo nível do segunto trimestre de 2020 e acima do final do ano anterior devido a duas operações de financiamento: “(i) um empréstimo de € 250 milhões (R$ 1.162 milhões) no 1T20 por meio de linha de crédito assinada com o Carrefour Finance; e (ii) empréstimo de R$ 1,5 bilhão com bancos internacionais em abril de 2020. Ambas as operações visam fortalecer o caixa da empresa”.
A dívida líquida atingiu R$ 2,7 bilhões, impactada pela redução de caixa e equivalentes no trimestre, que é sazonal e também reflete a menor utilização de descontos de recebíveis no período, como parte da estratégia de melhoria da estrutura de capital. Com isso, a dívida líquida (com aluguel e recebíveis descontados) foi de R$ 5,4 bilhões, de acordo com o relatório divulgado pelo Carrefour.