Carrefour Brasil (CRFB3) vê lucro líquido ajustado avançando 31,1% no 4T20 e ganha fatia de mercado

O Carrefour Brasil (CRFB3) divulgou na noite desta quarta-feira (17) seu balanço do quarto trimestre de 2020. Como destaque, a rede de supermercados viu seu lucro líquido ajustado, excluindo efeitos não-recorrentes, avançando 31,1% na base anual, chegando a R$ 866 milhões, ante R$ 676 milhões em 2019.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

No consolidado do ano, o lucro líquido ajustado foi de R$ 2,756 bilhões, alta de 43,1% na comparação com o desempenho total de 2019.

As vendas nas mesmas lojas avançaram 22,9% no ano, com as vendas anuais, sem contar a gasolina, chegando a R$ 74,8 bilhões. O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, dividendos e amortizações) do Carrefour foi de R$ 5,610 bilhões, alta de 18% na base anual. No quarto trimestre, esse número foi de R$ 1,732 bilhão, avançando 18,2% na comparação com o mesmo período de 2019, e com uma margem de 8,7%, caindo 0,4 pontos percentuais na base anual.

Carrefour ganha market share nas vendas de alimentos

Segundo a empresa, esses números foram impactados diretamente pelo ganho de market share e também pelo avanço da inflação dos alimentos. No primeiro ponto, o Carrefour destaca a performance do Atacadão, seu braço para na venda B2B, que angariou 131 mil clientes nos seus canais digitais, com vendas online crescendo 142% ao longo do ano, passando a representar 2% do volume total, estando disponível em 25% das lojas.

No varejo, as vendas nas mesmas lojas avançaram 13,3% no quarto trimestre e 19,6% em 2020. O market share no setor avançou 1,3 pontos percentuais no período de outubro a dezembro do ano passado e 1,5 pontos percentuais ao longo do ano.

Em dezembro de 2019, o Carrefour possuía 692 pontos de venda. No longo de 2020, foram 36 aberturas, sendo 22 apenas no quarto trimestre, e 7 fechamentos, contabilizando 721 pontos no fim do ano.

O Carrefour pontua para o bom desempenho do seu aplicativo Meu Carrefour, que dobrou o número de usuários ativos no seu programa de fidelidade, representando 75% dos clientes recorrentes diários.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

“Com forte crescimento de dois dígitos em vendas e lucro líquido e fluxo de caixa livre recorde, o Grupo Carrefour Brasil apresentou mais um desempenho notável no quarto trimestre e em 2020”, afirmou o Carrefour em seu relatório.

O Carrefour pontua ainda que o seu desempenho foi impactado negativamente pelo cancelamento de sua Black Friday por conta do evento ocorrido em uma das suas lojas em Porto Alegre, em que um segurança matou um homem negro em um estacionamento. As vendas não-alimentar diminuíram 3,1% no ano, atingindo R$ 589 milhões.

Quanto a tragédia, o Carrefour afirmou: “Em nosso implacável esforço para avançar nas iniciativas ESG, aprendemos importantes lições do trágico evento ocorrido em novembro um de nossas lojas em Porto Alegre. O grupo está agora comprometido em implementar uma das mais abrangentes série de medidas de forma a enfrentar o racismo estrutural no Brasil”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno