Com queda nas vendas do varejo, o lucro do Carrefour (CRFB3) caiu no segundo trimestre de 2021. Em relatório divulgado na última terça-feira (27), o presidente do grupo, Noël Prioux, declarou que os números do varejo foram penalizados por uma base de comparação muito difícil em relação a 2020.
O lucro líquido do Carrefour Brasil atribuído aos acionistas foi de R$ 566 milhões, queda de 17,6% em relação aos R$ 686 milhões do mesmo período do ano passado. Já a receita operacional líquida do segundo trimestre somou R$ 18,72 bilhões, alta de 11,5% na comparação anual.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) ajustado, que exclui itens não recorrentes, caiu 3,6%, para R$ 1,37 bilhão. Enquanto a margem Ebitda diminuiu em 1,2 p.p., alcançando 7,8%.
Vendas do Carrefour no segundo trimestre
As vendas consolidadas da rede de supermercados atingiram R$ 19,5 bilhões no 2T21, crescimento de 10,7% em relação ao mesmo trimestre do ano passado (9,4% sem gasolina).
De acordo com o Carrefour, o impacto negativo das vendas de varejo se concentraram nos produtos não alimentícios, “representou mais de 90% da queda nas vendas em relação ao pico do ano passado”. Com isso, as vendas brutas caíram 7,3%, para R$ 5,4 bilhões.
Por outro lado, o atacarejo Atacadão quase compensa a queda do varejo. Teve um aumento de vendas brutas de 19,7%, para R$ 14,1 bilhões. A empresa destacou como um “desempenho superior contínuo, que demonstra a força do modelo”.
No período de abril, maio e junho, o Carrefour abriu 19 lojas Atacadão, das quais 17 foram conversões de unidades Makro. A rede total de lojas do grupo no país atingiu 753 unidades em junho.
Em maio, Carrefour alertou que o movimento acelerado de abertura de lojas Atacadão afetaria os balanços seguintes. Dito e feito.
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