Subsidiária do Carrefour pode estornar R$ 815 mi se perder ação de ICMS

O Grupo Carrefour divulgou um fato relevante informando que sua subsidiária Atacadão pode perder uma ação que envolve o estorno de parte dos créditos de ICMS relativos a produtos da cesta básica, equivalente a R$ 815 milhões.

De acordo com a subsidiária do Carrefour, o tema é discutido judicialmente há 24 anos, por meio de “uns 240 processos com um valor total envolvido atualizado até final de março de 2019 de R$ 815 milhões”.

O grupo aguardava a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os embargos de declaração, principalmente, sobre o pedido de modulação dos efeitos, uma aplicação prospectiva do STF a partir de uma data determinada pelo Tribunal.

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Por meio de nota, o Carrefour afirmou que “tendo em vista a decisão com repercussão geral, ainda não publicada na imprensa oficial, proferida pelo Supremo Tribunal Federal, que rejeitou todos os embargos de declaração opostos no âmbito do Recurso Extraordinário nº 635688. Sendo assim, não acatou o pedido de modulação dos efeitos, a companhia revisou a probabilidade de êxito dos processos em andamento e decidiu, em uma abordagem cautelosa, constituiu provisão integral do valor atualizado envolvido nestes processos”.

Segundo a empresa, a decisão do Tribunal está sujeita a recurso e não concorda com a atitude do STF, mas aguarda a publicação do acórdão para definir sua estratégica jurídica.

Resultado financeiro do Carrefour

A rede de hipermercados, Carrefour Brasil, divulgou seu primeiro balanço trimestral deste ano. A empresa teve um crescimento de 57,6% de seu lucro líquido, alcançando ao valor de R$ 411 milhões. Esse aumento é em comparação com o de mesmo período do ano anterior.

Saiba mais: Carrefour tem alta de mais de 25% no lucro líquido ajustado no 1°T19

Considerando o conjunto de regras que determina como devem ser feitos os procedimentos contábeis dentro da empresa (IFRS, sigla em inglês), o lucro ajustado foi de R$ 407 milhões de reais. Crescimento correspondente a 26,7% de mesma comparação. O Carrefour atribui ao crescimento a divisão de atacarejo Atacadão e ao controle de custos

Renan Bandeira

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