O total de vendas consolidadas do Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) no 3T22 foi de R$ 29,4 bilhões, uma alta de 41,4% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado.
Conforme destacado em fato relevante, o crescimento nas vendas do Carrefour foi impulsionado pela alta de vendas mesmas lojas. No Atacadão, esse crescimento foi de 10,5%, enquanto no Carrefour Varejo foi de 15,0%.
O resultado das vendas do Carrefour no 3T22 foi impactado de forma positiva pelo crescimento orgânico do Cash & Carry, de 5,3%, assim como pela adição do Grupo BIG, que corresponde a 26,9% do avanço total nas vendas.
Enquanto isso, as vendas brutas do Atacadão registraram R$ 17,8 bilhões no terceiro trimestre de 2022, representando uma alta de 15,1% na comparação com o 3T21, com avanço de 10,5% LfL e de 5,3% na expansão orgânica.
As vendas brutas do Atacadão também tiveram uma participação de +0,3% das conversões do Maxxi ao Atacadão realizadas no mês de setembro.
Já o volume bruto transacionado (GMV) no 3T22 foi de R$ 1,4 bilhão, o que representa um crescimento de 95,4% frente ao terceiro trimestre do ano passado, em meio ao crescimento do setor alimentício em 2,3 vezes.
O Carrefour destaca que o segmento não alimentar cresceu tanto no estoque próprio quanto no marketplace. Nesse caso, o volume bruto transacionado foi de R$ 707 milhões entre os meses de julho e setembro, representando uma alta anual de 68,6%, após implementar diversas iniciativas novas.
Faturamento do Banco Carrefour sobe 8,7% no 3T22
O Banco Carrefour teve um crescimento em seu faturamento bruto de 8,7% no trimestre, frente ao terceiro trimestre de 2021, chegando em R$ 13,3 bilhões.
O faturamento com o cartão de crédito Carrefour cresceu 6,4% e o cartão de crédito Atacadão, 10,2%. O crescimento anual da carteira de crédito da companhia foi de 24,5%, a R$ 17,9 bilhões.
A integração do Grupo BIG, segundo o Carrefour, permaneceu conforme as expectativas para o 3T22. Isso porque foram abertas 7 lojas convertidas no mês de setembro, das quais 4 lojas se converteram de Maxxi para Atacadão, enquanto 3 tiveram conversão de BIG para Carrefour Hiper. Até outubro, 15 lojas foram convertidas.
“O cronograma de conversão foi acelerado e agora esperamos alcançar mais de 50 lojas até o final do ano, ou 40% das conversões planejadas, contra 30% inicialmente”, diz o Carrefour em seu comunicado.
Além disso, o Grupo também concluiu a assinatura da venda das 14 lojas exigidas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), por um valor bruto de R$ 443 milhões, embora ainda estejam aguardando a aprovação final do órgão.
Cotação do Carrefour
As ações do Carrefour, com ticker CRFB3, tiveram forte queda de 5,95% na bolsa de valores hoje (25), a R$ 18,34, a maior desvalorização diária desde o dia 6 de maio de 2022, quando os papéis caíram 7,04%, a R$ 18,61.