O Carrefour Brasil (CRFB3) divulgou nesta segunda-feira (19) suas vendas do primeiro trimestre de 2021 em versão preliminar. De acordo com a companhia, as vendas brutas consolidadas somaram R$ 18,1 bilhões no período considerando as vendas de gasolina, o que representa um avanço de 14,2%, em comparação com os três primeiros meses de 2020.
Excluindo as vendas de gasolina, as vendas brutas consolidadas somaram R$ 17,495 bilhões entre janeiro e março desse ano, um aumento de 15,1%, ante o mesmo período em 2020.
Além disso, as vendas brutas do Atacadão alcançaram R$ 12,686 bilhões no primeiro trimestre de 2021, um avanço de 17,5% na comparação ano a ano.
Frente a esses resultados, o CEO do Grupo no Brasil, Noël Prioux afirmou que “O Grupo Carrefour Brasil registrou outro forte desempenho no primeiro trimestre, superando o mercado com crescimento de vendas de dois dígitos, apesar de um ambiente muito desafiador no Brasil e uma base de comparação difícil”.
Nos três primeiros meses do ano, as vendas da companhia avançaram 11,6% na base LFL (sem gasolina), que leva em conta somente as vendas de lojas abertas a mais de 12 meses.
Nielsen ainda apontou que o varejo avançou 8,6%, superando o mercado pelo quarto trimestre consecutivo. “Nossa estratégia de expansão nos formatos de Atacado e Proximidade nos últimos 12 meses adicionou mais 4,2% de crescimento, com a inauguração de 9 atacados de autosserviço (sendo 5 conversões de lojas Makro) e 1 loja de proximidade no 1T21. A rede de lojas total do Grupo Carrefour Brasil atingiu 732 lojas ao final de março de 2021″, aponta o relatório.
Além disso, a companhia destacou que as operações de e-commerce voltaram a crescer no primeiro trimestre, impulsionadas pelo desemprenho de março. A nova plataforma da empresa levou a um crescimento de 7,3 pontos percentuais e 2,5 pontos percentuais nos índices de NPS dos segmentos alimentar e não-alimentar, respectivamente, em comparação com setembro de 2020.
Por sua vez, o GMV total cresceu 34,9% no trimestre encerrado em março, impulsionado pelo e-commerce alimentar, que avançou 140,1%. “Somado ao desempenho impressionante obtido no ano passado, quando crescemos 239%, nós multiplicamos por cerca de 8 vezes o tamanho do nosso canal digital alimentar em um período de dois anos”, mostra o documento.
O segmento não alimentar cresceu 13% entre janeiro e março deste ano sem o marketplace.
Banco Carrefour cresce 19,9%
De acordo com o relatório, o Banco Carrefour atingiu 19,9% de crescimento em comparação com o primeiro trimestre de 2020, totalizando R$ 10,8 bilhões com contribuições tanto do cartão de crédito Carrefour ( alta de 14,5% na comparação ano a ano), quanto do Atacadão (avanço de 32,6%).
Pela primeira vez em um ano, outros produtos apresentaram variação positiva no 1T21, alcançando 8,8% de crescimento, impulsionado pela retomada de empréstimos pessoais.
Segundo o Carrefour, as vendas on-us e off-us continuaram crescendo, atingindo 13,7% e 22,7% na comparação anual, respectivamente. Assim, o portfólio de crédito total encerrou março em R$ 13,9 bilhões, o que representa um avanço de 17,1%, ante o mesmo período no ano passado.