O Carrefour (CRFB3) já superou o Magazine Luiza (MGLU3) em valor de mercado, segundo reportagem do jornal Valor Econômico. A tendência começou este ano, e se consolidou em abril.
O Magazine Luiza fechou o mês de maio com valor de mercado de R$ 46 bilhões, enquanto o Carrefour valia R$ 44,1 bilhões.
Já em 6 de abril, o Magalu valia R$ 44,67 bilhões, enquanto o Carrefour era avaliado em R$ 46,4 bilhões. Alguns dias depois em 11 de abril, os valores de mercado eram de R$ 41 bilhões e R$ 46,8 bilhões, respectivamente.
Na tarde da última sexta-feira, a lacuna era ainda maior. A empresa de Luiza Trajano ficou avaliada em R$ 37,1 bilhões, enquanto o Carrefour valia R$ 42,7 bilhões.
O valor de mercado é o termo usado para se referir ao preço que o mercado paga por uma empresa. Ele é calculado multiplicando o número total de ações em circulação pelo preço atual de cada ação.
Como a ação do Magazine Luiza acumula queda de 18,45% no ano, e o Carrefour acumula alta de 50,1%, os valores de mercado se alteraram de forma significativa.
Por que o Carrefour superou o Magazine Luiza em valor de mercado?
De acordo com a reportagem, parte deste movimento se explica por mudanças no comportamento de consumo dos brasileiros.
Itens de primeira necessidade vendidos em marcas de preços competitivos, como o Atacadão do Carrefour, tiveram um consumo mais acelerado do que itens duráveis, impactados pela alta da inflação e dos juros.
A rede de atacarejo do Carrefour cobra cerca de 10% a 15% mais barato que a média dos supermercados, e responde a mais de 60% das vendas do Carrefour. E isso tem chamado atenção dos analistas de bancos em relatórios recentes.
Outras empresas do setor refletem a mesma tendência vista no Carrefour e no Magazine Luiza. O GPA (PCAR3), por exemplo, sobe 6,7% no acumulado do ano, enquanto a Via (VIIA3) – concorrente do Magalu – recua 37% no ano.