Carrefour (CRFB3) projeta até 122 Sam’s Club no Brasil
O Carrefour (CRFB3) pretende ter entre 92 a 122 lojas do Sam’s Club no Brasil, contra 32 atualmente, de acordo com previsões arquivadas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Embora o Carrefour não tenha anunciado um prazo para as aberturas das novas lojas do Sam’s Club, esse movimento poderia quadriplicaria o montante atual de pontos de venda.
Vale destacar que o clube de vendas corresponde por cerca de 21% da receita anual da rede de supermercados Big.
Na última semana o Carrefour anunciou a compra do Grupo BIG — antigo Walmart Brasil — por R$ 7,5 bilhões, unindo o primeiro e o quarto lugares do varejo no Brasil. O pagamento será realizado 70% em dinheiro e 30%, juntando dois dos quatro maiores players do varejo alimentar no Brasil.
O negócio pode criar um gigante do varejo com potencial faturamento de R$ 100 bilhões anuais. A aquisição será analisada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). As partes esperam que o veredito seja dado até 2022.
De acordo com o Carrefour, o negócio expandirá sua presença em regiões onde tem pouca penetração, como o Nordeste e Sul do País.
De acordo com o grupo francês, as sinergias empresariais vão desembocar em um gigante com Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 1,7 bilhão após três anos da conclusão da aquisição. Assim sendo, a cifra garante à nova companhia um faturamento anual superior a R$ 100 bilhões, de longe o maior, segundo levantamento de 2019 feito pelo Ibevar, em parceria com a FIA.
Segundo Regis Chinchila, analista da Terra Investimentos, entrada do Grupo Big adiciona 387 lojas ao portfólio do Carrefour, sendo 107 hipermercados, 200 supermercados e lojas de conveniência, 49 atacarejos, e 35 estabelecimentos Sam’s Club.
Última cotação do Carrefour
A ação do Carrefour (CRFB3) encerrou a sessão desta segunda-feira em alta de 0,45%, valendo R$ 22,32.