No primeiro trimestre do ano (1T23), o Carrefour Brasil (CRFB3) registrou um aumento de 30,7% nas vendas brutas totais em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando ao montante de R$ 27,1 bilhões.
Segundo a prévia operacional de resultados, publicada nesta segunda (24), as vendas do Carrefour no atacado cresceram 20,1% no comparativo anual, para R$ 18,1 bilhões, enquanto as vendas no varejo avançaram 34,8%, para R$ 7,7 bilhões.
Já as vendas mesmas lojas, que não incluem a receita de novas lojas, subiram 5,7% na comparação com o 1T22. O volume bruto de mercadorias atingiu R$ 1,6 bilhão, alta de 43%, impulsionado pela categoria alimentar.
Mais números do Carrefour
O Banco Carrefour, braço financeiro da empresa, também registrou um bom desempenho, com um faturamento de R$ 13,7 bilhões no primeiro trimestre, crescimento anual de 14,8%. A carteira de crédito também avançou 28,7% na base anual, para R$ 20,4 bilhões.
O Carrefour atribuiu o desempenho no 1T23, na comparação com o mesmo período do ano passado, ao crescimento do Cash & Carry, que avançou 5,7% no LfL, assim como à expansão do Atacadão (+3,9%) e à integração do Grupo Big, que representou 17,3% do crescimento total.
Ainda segundo o relatório, o GMV alimentar cresceu 64,7% na base anual, apesar dos problemas técnicos que a empresa enfrentou com as plataformas de entrega rápida nas lojas do Grupo Big.
A empresa também informou que converteu 23 lojas Big no primeiro trimestre, e espera fazer a mudança em todas as 124 lojas até junho de 2023. As conversões das lojas Maxxi foram concluídas neste início de ano, incluindo as oito unidades que não estavam planejadas inicialmente.
Além disso, foram abertas três novas lojas no primeiro trimestre, como parte do seu plano de expansão orgânica que prevê a abertura de entre 10 e 15 novas unidades em 2023.
Por fim, o Carrefour registrou ganhos de market share pelo segundo trimestre consecutivo, com um aumento de 1,8 ponto percentual no primeiro trimestre de 2023.