Carrefour (CRFB3) lidera ranking de varejistas do Brasil; veja lista
Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo em parceria com a FIA Business School, o Carrefour (CRFB3) foi o primeiro colocado no ranking das maiores varejistas do Brasil.
Com um faturamento anual de R$ 81,1 bilhões em 2021, o Carrefour possui 498 lojas nos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.
A segunda colocada do ranking Ibevar-FIA é o Assaí (ASAI3), com R$ 45,6 bilhões em faturamento, seguida pelo Magazine Luiza (MGLU3), com R$ 42,9 bilhões.
A pesquisa desenvolvida pelo instituto avaliou as maiores empresas dos segmentos do varejo de bens e serviços no país, com uma metodologia que leva em consideração a análise da “eficiência operacional das organizações, além da imagem das empresas varejistas segundo o público consumidor”.
O ranking utilizou ainda recursos de inteligência artificial para identificar e analisar as empresas. No total, foram listadas 1000 empresas de 29 segmentos para chegar às 120 finalistas.
As seis primeiras colocadas são:
- Carrefour, com R$ 81,1 bilhões
- Assaí, com R$ 45,6 bilhões
- Magazine Luiza, com R$ 42,9 bilhões
- Via (VIIA3), com R$ 36,3 bilhões
- Americanas (AMER3), com R$ 32,2 bilhões
- Pão de Açúcar (PCAR3), com R$ 29,0 bilhões
Em conjunto, elas representam 36,7% do total de faturamento de todas as companhias analisadas. Em 2020, o indicador era pouco maior, de 37,3%.
Carrefour (CRFB3): lucro cresce 1,3% no 2T22 e chega a R$ 600 mi
O Carrefour (CRFB3) divulgou seu balanço do segundo trimestre de 2022 (2T22). O lucro líquido ajustado subiu 1,3% e alcançou R$ 600 milhões.
O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) do Carrefour foi de R$ 1,7 bilhão, aumento de 24,5% na comparação anual. Já a margem Ebitda ficou em 7,1%, com queda de 0,7 ponto percentual.
De acordo com o CFO do Carrefour, David Murciano, a empresa ainda tem melhorias para fazer em relação à sua rentabilidade com ganhos de eficiência.
A margem bruta da companhia foi de 19%, diminuição de 1,4 ponto percentual sobre o 2T21. Segundo Murciano, esse encolhimento se relaciona à inflação do período, que o grupo absorveu.
As vendas brutas consolidadas do Carrefour totalizaram R$ 26,5 bilhões — considerando as vendas do BIG em junho –, alta de 35,6% sobre o 1T21. Excluindo as vendas do BIG, o resultado foi 25,5% acima do mesmo período do ano passado.
As vendas líquidas da empresa alcançaram R$ 42,8 bilhões, um crescimento equivalente a 25,8% sobre a base anual.
Cotação do Carrefour
As ações do Carrefour fecharam em alta de 1,05%, cotadas a R$ 20,29. No ano, os ativos acumulam ganhos de 41,69%.