O Carrefour (CRFB3) deve se beneficiar de uma melhora no cenário macroeconômico para alcançar um ciclo de crescimento de lucro em 2024.
A visão é baseada no mais novo relatório da Genial Investimentos, com prévias para o quarto trimestre de 2023 (4T23) e estimativas da casa para 2024.
Para o segmento de varejo do Carrefour, os analistas da Genial apontam que deverá haver pressão em margens ao longo do 4º trimestre de 2023 e ainda no 1º semestre de 2024, refletindo a reestruturação e fechamento de lojas do grupo. Entretanto, para o desenrolar do ano, a casa está mais otimista:
“A conjunção de uma melhora do cenário macroeconômico juntamente a evolução do micro deve levar o Carrefour a um ciclo de crescimento de lucro, a partir daqui”, diz o documento.
A Genial estima que o Carrefour (CRFB3) deva ser negociado a 13,0x P/E em 2024, 19% abaixo da média histórica dos últimos 5 anos. A recomendação da casa foi de “manter” para “comprar” ações de CRFB3, com o preço-alvo mantido em R$ 14,00 para o ano.
Expansões podem atingir break-even mesmo em deflação
De acordo com os indicadores econômicos mais recentes, o preço de alimentos, especialmente o segmento de alimentação em domicílio, indicou uma queda. Entre outubro e dezembro de 2023, a deflação de 0,52% a/a ainda não deverá significar uma mudança no comportamento de consumo do público, segundo a Genial
A persistência da inflação de produtos secos como arroz e feijão, contudo, poderá ser um “gatilho positivo de curto prazo para as empresas de Cash-and-Carry, uma vez que commodities é bem representativo no mix de vendas deste segmento”, afirmou a casa.
Enquanto isso, não é esperado que os resultados do 4T23 apresentam muitas aberturas ou fechamentos nas unidades do Carrefour.
No segmento do varejo, a mudança na rentabilidade poderá vir de lojas convertidas que atinjam o ponto de equilíbrio (break-even), ou seja, equiparando os gastos e a receita.
Além disso, é esperado que o Atacadão tenha um Same Store Sales (SSS) negativo nesse trimestre, com uma recuperação gradual de -2,2% pela Genial.
O formato de clube do Carrefour (CRFB3), o Sam’s Club, é destacado pela Genial como beneficiado pelo crescimento de clientes ativos e pela expansão de lojas. Projeções indicam o maior crescimento de faturamento do grupo, com um estimado Same Store Sales em +6,5% a/a e uma margem EBITDA de 5,0% no trimestre.
Fatores positivos para o Carrefour em 2024
Além disso, a Genial destaca seis pontos que podem influenciar no melhor desempenho da rentabilidade do Carrefour:
- Com o El Niño, é provável que a inflação alimentar retorne, o que pode alavancar operacionalmente a vertical de Cash-and-Carry, porém nada tão intenso quanto entre os anos de 2020 e 2022;
- A maturação de lojas convertidas (safra 2022/2023) devem impulsionar o crescimento da rentabilidade do grupo;
- Queda da Selic pode beneficiar o lucro de Carrefour ao longo de 2024, além de abrir espaço para o Banco Carrefour reverter provisões feitas ao longo dos últimos trimestres;
- A rede de supermercados já anunciou uma expectativa de redução de 40% a/a no Capex para 2023, junto a uma normalização de estoques (-2 dias a/a), que pode ajudar a impulsionar o fluxo de caixa operacional da companhia ao longo do ano.
- A normalização da alíquota de imposto (que se apresenta distorcida desde o início da integração do Grupo BIG);
- Maior rentabilização de Carrefour Property, com o prosseguimento do carve-out da vertical.
“A nossa estimativa é que Carrefour (CRFB3) apresente um lucro líquido consolidado de R$ 1,7 bilhões em 2024″, concluiu a Genial em relatório publicado neste domingo (28).