Carrefour (CRFB3) pode ser comprado por gigante canadense
O Carrefour (CRFB3) poderá ser comprado pela gigante canadense Alimentation Couche-Tard, do segmento de lojas de conveniência. As informações foram reveladas pela Bloomberg na noite última terça-feira (12).
Embora a Couche-Tard tenha realizado um contato inicial com o Carrefour acerca do negócio, ainda não há certeza de que as deliberações levarão a uma transação.
Os papéis do Carrefour acumulam uma alta de 10% na Bolsa de Valores de Paris neste ano, levando o valor de mercado da empresa para 12,6 bilhões de euros (cerca de R$ 81,98 bilhões). No fechamento do pregão da última terça, a Couche-Tard, por sua vez, era avaliada em US$ 37 bilhões (aproximadamente R$ 196,96 bilhões).
Segundo a Bloomberg, a compra do Carrefour faria com que a Couche-Tard ampliasse sua diversificação no ramo de supermercados, além de expandir suas operações na Europa e na América Latina.
Nos últimos 12 meses, de acordo com dados compilados pela agência de notícias, esse seria mais um dos negócios que já somam US$ 182 bilhões no setor de varejo em termos globais.
Otimização de operações e crescimento inorgânico
Após anos de estagnação em seu negócio principal na França, o Carrefour tem buscado uma reviravolta sob o comando do CEO Alexandre Bompard. Ele tem cortado custos ao reduzir os hipermercados gigantes da empresa, que vendem de tudo, de produtos a roupas e utensílios domésticos, enquanto se expande em e-commerce e alimentos orgânicos.
A potencial compradora canadense possui uma rede de mais de 9 mil lojas de conveniência na América do Norte, e a maior parte delas também realiza a venda de combustíveis, segundo informações próprias. A companhia também detinha aproximadamente 2,7 mil unidades no continente europeu em outubro de 2020.
A empresa tem crescido de forma inorgânica, sobretudo com aquisições, após fechar a compra da operadora de postos de gasolina nos EUA, CST Brands, por US$ 4 bilhões. Outro movimento relevante nesse sentido foi a compra da Stantoil Fuel & Retail ASA, em 2012, o que fez com que a empresa recebesse uma base operacional na Escandinávia e na região do Báltico.
Posicionamento do Carrefour
Em fato relevante divulgado na manhã desta quarta-feira (13), o Carrefour informou que as negociações ainda estão em fase preliminar e foram iniciadas após o contato da Couche-Tard, sem passar mais detalhes. “A companhia manterá seus acionistas e o mercado em geral informados acerca do assunto”, disse a empresa.