O Carrefour Brasil (CRFB3) anunciou em fato relevante nesta terça-feira (8) que começou os estudos para uma possível cisão de sua unidade de negócios imobiliários.
A operação permite a criação de uma nova companhia, com uma geração de lucro operacional líquido maior que R$ 1,5 bilhão (NOI, na sigla em inglês). Isso faria com o negócio alcançasse a marca de uma das maiores empresas de empreendimentos imobiliários com foco no varejo da América Latina.
Para isso, a varejista explicou em comunicado que o processo será realizado em duas etapas: a elaboração de uma nova holding para incorporar os seus mais de 450 ativos, além da venda em potencial de uma participação minoritária a um investidor estratégico.
Ainda de acordo com o anúncio da empresa, o projeto segue em linha com a estratégia de destravar valor de ativos do Carrefour, de modo com que acelere o desenvolvimento de seus imóveis.
Além disso, a varejista informou também que planeja inaugurar mais de 25 lojas de atacarejo por ano, ou seja, 470 lojas até 2026, incluindo as 70 conversões que já haviam sido anunciadas dos pontos que eram pertencentes ao Grupo BIG.
Esse processo de expansão mostra um crescimento de 200 lojas na comparação com 2022, que era de 20 por ano desde 2018.
Hoje, o grupo Carrefour possui 270 lojas do mesmo modelo, sendo o Atacadão sua principal marca.
Além disso, a conta ainda englobaria as 20 lojas Maxxi restantes, marca da qual também pertencia ao Grupo BIG.
As ações do Carrefour subiram forte na manhã de hoje, com o mercado repercutindo positivamente as duas novidades divulgadas pela companhia. Após o anúncio, os papéis da varejista subiam 5,18%, sendo negociados a R$ 19,30. Fecharam
Após o fechamento do mercado desta quarta-feira (9), o Carrefour deve reportar seus resultados do terceiro trimestre de 2022. Além disso, um dia depois dos resultados, a companhia deve realizar uma teleconferência com investidores, e deve dar mais detalhes sobre os planos de crescimento.