Carrefour (CRFB3) tem prejuízo de R$ 565 milhões no 4T23; veja o que impactou o resultado
O Carrefour Brasil (CRFB3) apresentou um prejuízo líquido consolidado de R$ 565 milhões no quarto trimestre de 2023 (4T23), revertendo o lucro de R$ 426 milhões registrado no mesmo período do ano anterior, ou seja, no quarto trimestre de 2022.
Em termos ajustados (desconsiderando outras receitas e despesas e o correspondente efeito financeiro e tributário), o Carrefour apresentou lucro líquido de R$ 520 milhões, queda de 5,4% frente ao mesmo período de 2022.
O resultado do Carrefour no 4T23 foi influenciado pelos custos, impactos contábeis e despesas que vieram do fechamento das lojas físicas.
A companhia apresentou, entre dezembro de 2023 e começo de 2024, o fechamento de 123 lojas, uma vez que o desempenho dos estabelecimentos foi inferior às perspectivas do Carrefour.
Dessas lojas consideradas “não rentáveis” pela empresa e que estão sendo fechadas, estão incluídas:
- 16 hipermercados;
- 94 lojas Todo Dia;
- 13 lojas Nacional e Bom Preço.
Essas 123 lojas de varejo vendidas ou fechadas de forma permanente fazem parte das “iniciativas de otimização de ativos do Grupo Carrefour Brasil”, diz o balanço do Carrefour, acrescentando que esse movimento gerou vendas líquidas de R$ 352 milhões.
As vendas líquidas do Carrefour somaram R$ 28,1 bilhões no 4T23, o que corresponde a uma baixa de 0,3% em relação à igual etapa de 2022. Assim, a receita líquida do Carrefour totalizou R$ 103,9 bilhões em 2023, com alta de 6,7% sobre o montante de 2022.
No que se refere às mesmas lojas, as vendas líquidas recuaram 5,5% no segmento de lojas de varejo, enquanto no Atacadão essas vendas tiveram baixa anual de 1,8%, comparando-se com o 4T23.
Outros resultados do Carrefour
Já o Ebtida ajustado, que representa o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização da companhia, totalizou R$ 1,88 bilhão no quarto trimestre de 2023.
Dessa forma, o Ebtida do Carrefour apresentou uma queda de 5% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A margem Ebitda ajustada recuou 0,3 p.p., chegando a 6,7%.
O Ebitda também acumulou R$ 5,7 bilhões no ano de 2023, enquanto a margem Ebitda desse período foi de 5,5%, com baixa anual de 1,3 ponto percentual.
O lucro bruto do Carrefour foi de R$ 1,6 bilhão no último trimestre de 2023, de modo que a margem bruta foi de 23%. Em relação ao 4T22, a margem bruta recuou 3,6 pontos percentuais, diante de uma atividade promocional maior, da “markdown” de estoque em lojas fechadas para conversão e também após o encerramento da parceria com o Hipercard.