O Carrefour Brasil (CRFB3) informou neste domingo (16) a compra de 30 lojas do Makro por um valor de R$ 1,95 bilhão. Desse total, 22 são unidades próprias e 8 alugadas (com transferência do contrato de locação).
Entre as lojas compradas pelo Carrefour estão incluídos 14 postos de combustível em 17 Estados. Quase toda a rede do Makro no Brasil, com exceção do estado de São Paulo, foram vendidos.
O faturamento total desses ativos em 2019 foi de cerca de R$ 2,8 bilhões. Com essa aquisição, o grupo varejista francês chegará a uma receita bruta anual de quase R$ 65 bilhões no País.
No total, o Carrefour atuará com sua rede de atacarejo Atacadão em 217 unidades de venda em todo o território nacional. As novas lojas serão transformadas na marca subsidiária do grupo francês nos próximos 12 meses.
Saiba mais: Carrefour Brasil confirma negociações com Makro
Em particular, a rede varejista ganha força no estado do Rio de Janeiro, com sete novas lojas, e na região Nordeste, com oito novas unidades. Todavia, a compra é ainda condicionada a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que deverá verificar se não há prejuízos para a concorrência na transação.
“Baseado no modelo do Atacadão, o Grupo Carrefour Brasil espera que as vendas aumentem em mais de 60% e que a estrutura de custos seja otimizada, possibilitando o alcance gradual de níveis de rentabilidade similares aos existentes nas lojas atuais”, informou o gigante varejista francês em um comunicado ao mercado divulgado na manhã deste domingo.
O Makro continuará atuando no Brasil, mantendo ainda 24 unidades e 14 postos de combustível. Somente no Estado de São Paulo, o grupo varejista holandês faturou R$ 3,5 bilhões no ano passado. A operação vendida registrou um prejuízo em 2019.
Carrefour Brasil registra R$ 17,6 bi em venda brutas no 4T19
O Carrefour registrou R$ 17,6 bilhões em vendas brutas no quarto trimestre de 2019. Esse valor representa alta de 11,4% em comparação com o mesmo período no ano de 2018. Os números excluem a gasolina.
O destaque, conforme a rede de varejo, foi do expressivo crescimento de LfL (aceleração das vendas) de 7,6%, o melhor desempenho no quarto trimestre nos últimos cinco anos. Esse crescimento “deu-se principalmente devido aos 12,7% de crescimento na divisão de varejo, o maior aumento trimestral dos cinco anos”, afirmou em documento o Carrefour Brasil.
O faturamento bruto do Banco Carrefour atingiu R$ 9,7 bilhões, com crescimento recorde de 28,9%,” refletindo o ambiente de crédito favorável e as estratégias acertadas para gerar demanda em nossa atual base de clientes”.
Veja Também: Cade concede aval para Carrefour fazer parceria com rede Super Nosso
No ano de 2019, as vendas brutas chegaram a R$ 62,2 bilhões. Excluindo a gasolina, o crescimento total foi 11% superior ao ano anterior, devido a uma combinação do crescimento Lfl de 6,5% e um crescimento adicional de 4,7% decorrente da expansão.
O Atacadão apresentou crescimento de 11,9%, atingindo sua meta de expansão de 20 novas lojas, e o Carrefour Varejo cresceu 8,7% devido ao crescimento do LfL de 9,1%.