Carrefour Brasil (CRFB3) tem alta de 15,1% nas vendas consolidadas e lucro líquido de R$ 420 mi no 1T21
O Carrefour Brasil (CRFB3) divulgou na noite desta terça-feira (11) seu balanço do primeiro trimestre de 2021. Como destaque, a rede de supermercados viu seu lucro líquido ajustado, excluindo efeitos não-recorrentes, avançando 4,7% na base anual, chegando a R$ 420 milhões.
“O Grupo Carrefour Brasil apresentou outro forte desempenho no primeiro trimestre, superando o mercado com crescimento de vendas de dois dígitos em uma base de comparação desafiadora, e apresentando rentabilidade robusta em um ambiente muito desafiador no Brasil”, disse Noël Prioux, CEO do Grupo.
O executivo citou também o crescimento sólido no Atacadão e no Carrefour Varejo, nas lojas e online, “demonstra a força do nosso modelo multiformato e omnicanal, e estamos estimulados pela retomada do crescimento do Banco Carrefour. O trimestre também foi marcado pelo anúncio da aquisição transformacional do Grupo BIG, que fortalecerá ainda mais nosso ecossistema e consolidará nossa posição como varejista líder no Brasil”.
As vendas consolidadas no ano anotaram um forte crescimento de R$ 18,1 bilhões, uma alta de 15,1% em relação ao mesmo período de 2020 e 29,5% em comparação com 2019.
O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, dividendos e amortizações), por sua vez, foi de R$ 1,1 bilhão e margem de 6,7%.
Atacadão
Ao passo que no Atacadão, o resultado Ebitda ajustado foi de R$ 755 milhões, aumento de 8,6% em comparação anual.
As vendas brutas de R$ 12,7 bilhões, alta de 17,5%. “Nosso foco incansável na competitividade impulsionou o lucro bruto em 13% a/a, atingindo R$ 1,7 bilhão com margem bruta de 14,7%, em linha com o trimestre anterior”.
A empresa citou também a forte aceleração da expansão, com 9 lojas abertas no trimestre e 27 nos últimos 12 meses.
Carrefour Varejo
No Carrefour Varejo, o principal destaque foi seu crescimento de 25,4% do Ebitda ajustado, que atingiu R$ 267 milhões no período.
As vendas brutas somaram R$ 5,4 bilhões, uma alta de 9,3% em comparação com o mesmo período de 2020. Em relação ao lucro bruto, o aumento foi de 3,7%, a R$ 1,1 bilhão, “com margem refletindo os investimentos no novo programa de fidelidade, “para suportar o crescimento acelerado da receita e maior share o wallet”.
Banco Carrefour
O Banco Carrefour, por sua vez, o foco vai para o “crescimento acelerado e acima das expectativas, preparando o caminho para uma forte melhoria do desempenho financeiro durante o ano”.
O faturamento foi de R$ 10,8 bilhões, com aceleração em março de 30% em comparação com o mesmo período do ano passado. A carteira de crédito foi de R$ 13,9 bilhões, aumento de 17,1% ao ano.