Carrefour amplia meta de corte de custos depois de alta nos resultados de 2019
O Carrefour (CRFB3) anunciou nesta quinta-feira (27) que aumentará sua meta de corte de custos, depois de ter economizado 1 bilhão de euros em 2019. As economias foram importantes para o gigante do varejo investir em comércio eletrônico e poder diminuir os preços de produtos para clientes.
A empresa informou que busca uma economia de 2,8 bilhões de euros neste ano. A meta anterior do Carrefour era de 2,6 bilhões de euros. A empresa prometeu continuar com o plano de economias depois deste ano.
“O plano Carrefour 2022 está gerando resultados sólidos e coloca o grupo em uma trajetória de crescimento rentável”, disse o presidente-executivo da varejista, Alexandre Bompard, em comunicado.
Veja também: Marcopolo (POMO3) registra lucro de R$ 68,5 milhões; queda de 2% no 4T19
O Carrefour registrou crescimento de 7,4% no lucro operacional de 2019, empurrado por economias no mercado brasileiro e uma ótima performance no País. Vale destacar que o Brasil é o segundo maior mercado da marca, depois da França.
Resultado do Carrefour Brasil em 2019
O Carrefour Brasil divulgou seu lucro líquido referente ao quarto trimestre de 2019 há cerca de uma semana. A empresa registrou alta de 7,6% em relação ao mesmo período de 2018, somando R$ 735 milhões de lucro. A performance foi puxada principalmente pelo aumento de vendas e controle de despesas nas operações de atacarejo e de supermercados do grupo, de acordo com o comunicado da companhia.
O Carrefour apresentou um avanço de 16,5% no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado, para R$ 1,465 bilhão. A margem Ebitda também aumentou, de 8,8% para 9,1%.
O Atacadão, marca que mais gera receitas do Carrefour Brasil, registrou crescimento de 10,7% nas vendas líquidas no quarto trimestre. Por outro lado, as vendas da divisão de supermercados, chamada de Carrefour Varejo, apresentaram alta de 12,8%.
As despesas com vendas, gerais e administrativas aumentaram 4,7% no Atacadão e 4,1% no braço ‘Varejo’. O Carrefour informou que as vendas mesmas lojas (SSS) do Atacadão no último trimestre de 2019 tiveram alta de 5,5% em relação ao mesmo período do ano de 2018.