Carrefour (CRFB3): acionistas aprovam proposta de fechamento de capital na B3
Os acionistas do Carrefour (CRFB3) aprovaram a proposta da matriz na França de fechar o capital da subsidiária na B3, listada como Atacadão, segundo comunicado do grupo. De acordo com fontes, 59% dos votos foram a favor da proposta e 41% foram contra, com um número de abstenções bem baixo.

Na proposta, o Carrefour França, que tem 67% de participação no Carrefour Brasil, incorpora as ações da subsidiária brasileira, fechando assim seu capital na B3. A assembleia começou nesta sexta às 11h30, e foi online.
Antes do encontro, os votos remotos computados até quinta-feira indicavam que a maioria era contrária a proposta da matriz na França. Pelo mapa previamente divulgado, detentores de 221,2 milhões de ações ordinárias (CRFB3, as que dão direito a voto) eram contrários. Já investidores com 199,7 milhões de papéis eram favoráveis.
Contudo, havia 93,9 milhões de ações com direito a voto na assembleia nas mãos de acionistas que ainda não haviam enviado seus votos, o que indicava chance de mudar o placar desfavorável para os franceses. E foi o que de fato acabou acontecendo.
Na proposta, o Carrefour França propõe pagar R$ 8,50 por ação para fechar o capital da subsidiária brasileira. Com a insatisfação dos minoritários, sobretudo de investidores estrangeiros, os franceses tiveram que elevar no começo do mês o preço proposto, que antes era de R$ 7,70.
Os minoritários que aceitarem participar da operação de fechamento de capital têm três opções: vender as ações que possuem e receber 100% em dinheiro; receber 100% em ações do Carrefour França; combinação de dinheiro e ações da matriz.
Carrefour: crescimento global de vendas
O grupo Carrefour registrou vendas de 22,67 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2025, o que correspondeu a um crescimento de 2,9% no comparativo anual considerando as vendas mesmas lojas, de acordo com comunicado divulgado nesta quinta-feira. Considerando as taxas de câmbio constantes, o aumento foi de 6,4%.
Em termos regionais, as vendas aumentaram 12,2% na América Latina, 0,3% na Europa e caíram 1,7% na França.
No Brasil, as vendas mesmas lojas cresceram 5,4% no primeiro trimestre ante igual período de 2024, com uma sólida performance do Atacadão (6,9%). No país, o trimestre foi marcado pela continuidade aceleração do crescimento do Atacadão, superando o desempenho de pares do mercado. Na Argentina, o Carrefour superou concorrentes no mercado em um ambiente marcado por uma nova desaceleração da inflação e pela contínua estabilização de volumes, observou a rede no balanço.
Com Estadão Conteúdo