O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que o processo de capitalização da Eletrobras deve ocorrer ainda neste ano. A declaração ocorreu nesta segunda-feira (01) em um evento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Em maio, o ministro declarou que os planos de capitalização da Eletrobras seriam anunciados até o final do mês de junho. No entanto, Albuquerque ressaltou que o projeto deve ser apresentado em julho e que está dentro do cronograma.
“É um processo complexo, mas acredito que estamos sim cumprindo o cronograma, um atraso que seja de 30 dias, para mim é normal, e isso pode também ser revertido no futuro se esse processo for bem conduzido, como está sendo”, afirmou o ministro.
Durante o evento, Bento também falou sobre a Angra 3, usina nuclear que estará localizada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Assim, o ministro afirmou que o plano de conclusão da central elétrica também será divulgado neste mês.
Plano Nacional de Biocombustíveis
O tema principal da palestra do ministro de Minas e Energia no evento da Fiesp foi o Plano Nacional de Biocombustíveis, conhecido como RenovaBio.
Conforme dito por Albuquerque, a expectativa é que o plano traga R$ 1,3 trilhão de investimento em um período de 10 anos. Além disso, o ministro recordou que o Conselho Nacional de Politica Energética (CNPE) aprovou as metas do RenovaBio até 2029.
A política consiste no reconhecimento do papel estratégico dos diferentes tipos de biocombustíveis na matriz energética do País. Com isso, o governo pretende reduzir a emissão dos gases que causam o efeito estufa.
Petrobras
Na última semana, a Petrobras anunciou que será iniciado um processo de divulgação para a venda integral de oito refinarias e logística associada.
Saiba mais: Petrobras inicia processo de divulgação para a venda de oito refinarias
Conforme divulgado pela companhia, o processo de divulgação da venda das subsidiárias da Petrobras será feito em duas etapas. Na primeira delas estão inclusas as refinarias e alguns de seus ativos logísticos.
No evento desta segunda-feira, além de falar sobre a capitalização da Eletrobras, o ministro falou ainda sobre a venda das refinarias da Petrobras. Para ele, as vendas fazem parte de uma política pública, portanto, são de seu interesse.