Caoa deve investir na Ford caso governo aprove reforma da Previdência

O presidente do brasileiro Grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, afirmou nesta segunda-feira (13) que apenas prosseguirá com os planos de investir na fábrica da Ford, caso o governo tome atitudes para melhorar a confiança do investidor. O “Dr. Caoa”, como é conhecido Carlos Alberto, citou a aprovação da reforma da Previdência e a resolução da crise.

“O que nós queremos do governo é que seja resolvido o problema da Previdência e dessa crise que o Brasil está passando para gente poder ter confiança em fazer o investimento”, disse Caoa, após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, em Brasília. As informações são da “Reuters”.

“Se a reforma da Previdência passar, nossos investimentos se multiplicarão”, acrescentou Caoa, referindo-se à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que passa pela comissão especial da Câmara Federal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Caoa deu indícios de que o interesse na Ford é concreto, mas não confirmou negociação direta com a fabricante norte-americana. “É uma possibilidade, nós já estivemos com chineses que estão interessados em fabricar carro conosco lá, existe grande possibilidade de essa indústria da Ford acontecer”.

“E de a Ford voltar a funcionar, absorvendo todos os empregos, toda a situação. Isso vai depender das nossas negociações com a China, que estamos tendo, e também do que pode acontecer com a fábrica lá. Temos de conversar com sindicatos, fornecedores, para saber como é que faz”, completou o empresário.

O empresário explicou que não “pediu nada ao governo”. “A gente veio conversar porque temos intenção de fazer novos investimentos no país, e a gente quer saber o que vai ser o futuro. O que vai acontecer com o país. Esse é o motivo da reunião com o ministro”, contou Caoa.

Ford deve fechar fábrica em São Bernardo do Campo

No dia 19 de fevereiro a Ford anunciou o fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo.

A montadora norte-americana informou que vai sair do mercado de caminhões. De acordo com a Ford, essa medida é uma dos passos para “o retorno a lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul”.

Com o fechamento da fábrica, a montadora deixará de comercializar os modelos:

  • Cargo;
  • F-4000;
  • F-350;
  • e o único carro produzido na unidade, o Ford Fiesta.

A fábrica de São Bernardo do Campo emprega cerca de 3 mil trabalhadores.

Saiba mais – Ford ainda não fechou acordo com Caoa; conheça o possível comprador

Governo Doria de SP anuncia incentivo fiscal às montadoras

Em 8 de março de 2019, o governo de São Paulo, chefiado por João Doria (PSDB), anunciou um incentivo fiscal para montadoras de veículos.

O governo de São Paulo deve oferecer o desconto de até 25% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Contudo, o desconto apenas será concreto se as montadoras investirem mais de R$ 1 bilhão e criarem pelo menos 400 vagas de empregos.

Saiba mais – João Doria anuncia pacote com incentivos fiscais para montadoras

Doria, Caoa e Meirelles

Ainda segundo Caoa, um encontro deve ser agendado entre:

  • o governador de São Paulo, João Doria;
  • o presidente da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade;
  • e o secretário de Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles (MDB).

“O João [Doria] tem interesse em que haja mais investimentos em São Paulo, tudo depende de como aconteçam as coisas”, declarou Caoa. “O que ele tinha que fazer ele já fez para a General Motors (GM). Claro que se por acaso houver investimento na Ford, nós vamos ser também beneficiados”, disse Andrade.

Em março, a GM anunciou investimento de R$ 10 bilhões em duas de suas fábricas em São Paulo. O investimento ocorrerá ao longo dos próximos cinco anos, e reverte um plano inicial de encerrar as unidades. Se as fábricas fossem de fato fechados, 65 mil empregados seriam demitidos.

O anúncio da GM ocorreu após o anúncio do governo de São Paulo, com incentivo fiscal às montadoras de veículos.

O Grupo Caoa é uma das poucas empresas do setor automotivo que não fomenta a exclusividade das marcas. Afinal, a marca possui a revenda de quatro grandes montadoras multinacionais (Ford, Subaru, Hyundai e Chery).

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno