Na última terça-feira (23) o meganavio Ever Given encalhou no Canal de Suez, via artificial navegável que liga o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho, e vem causando um grande congestionamento de navios. De acordo com especialistas ouvidos pelo G1 o processo para desencalhar a embarcação pode demorar dias ou até semanas.
A previsão era de que a passagem fosse liberada para outros navios ontem (24), no entanto, hoje o presidente da Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês), OsamaRabie, disse que a passagem deve ser liberada ainda nesta quinta-feira. “Se Deus quiser, terminaremos hoje”, disse Rabie.
Para tentar liberar a hidrovia, a SCA está escavando a área onde a embarcação parou, e empurrando o navio usando rebocadores para tentar fazer a embarcação flutuar novamente.
Para ajudar na operação, equipes de resgate do Japão e da Holanda também foram chamadas. Além disso, as empresas Smit Salvage e Nippon Salvage também estão ajudando a desencalhar o navio.
Enquanto equipes estão tentando manobrar a embarcação de contêineres que pesa 220 mil toneladas e tem 400 metros de comprimento, outros 200 navios carregados estão esperando a liberação da passagem dos dois lados da rota.
O Canal de Suez conecta a Europa à Ásia e torna desnecessária uma volta em todo o continente africano – é, com isso, o principal ponto de escoamento do petróleo produzido em países como a Arábia Saudita, Iraque e Emirados Árabes, que figuram a lista de principais produtores da commodity no mundo.
Todos os dias, cerca de 50 navios atravessam os 160 quilômetros do canal, que foi construído entre 1859 e 1869. Além disso, aproximadamente 12% do comércio mundial usa o canal.
O navio que ficou preso estava indo para a Holanda, ao porto de Roterdã.
Canal de Suez transportou 10% do petróleo comercializado no mundo em 2018
O fluxo do petróleo através do Canal de Suez em 2018 foi responsável por cerca de 10% de todo o volume da commodity negociado no mundo. Segundo a Administração de Informação de Energia dos EUA, 8% de todo o gás natural liquefeito também passou por ali.
Em 2020, cerca de 19 mil navios atravessaram o Canal de Suez, de acordo com a autoridade responsável pela infraestrutura, a SCA. Além de importante para o fluxo do petróleo, o canal é uma importante fonte de renda para o Egito, que recebeu, apenas em 2020, US$ 5,6 bilhões em taxas oriundas dele.
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