Canal de Suez: Equipes avançam na retirada de meganavio encalhado

As equipes que trabalham para liberar o meganavio encalhado no Canal de Suez fizeram avanços e liberaram parcialmente a proa do barco. O Ever Given está desde a última terça-feira (23) travando a passagem do curso, uma das principais rotas de petróleo e de commodities do mundo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/03/Banner-Materias-01-Dkp_-1420x240-_-Mbl_-400x300-Suno-Premium.png

Segundo a Bloomberg, os trabalhadores conseguiram reorientar a posição do Ever Given em 80% na direção correta. A popa do navio, segundo comunicado da Autoridade do Canal de Suez (SCA) está agora a 102 metros da costa, quando antes se encontrava a apenas quatro metros.

A empresa Shoei Kisen, proprietária do navio, informou ao jornal Nikkei que a proa virou ligeiramente durante a operação, mas que ainda há trabalho a ser feito. O navio estaria flutuando, até então, apenas parcialmente.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O avanço da operação aconteceu após equipes de escavadores removerem cerca de 27 mil metros cúbicos de areia, aprofundando o calado na área do encalhe.

Um vídeo postado nas redes sociais parece mostrar a popa do navio girando e pessoas comemorando a o processo, que liberou parcialmente o Canal de Suez.

Normalização do Canal de Suez deve demorar mais alguns dias

Além do esforço das equipes, as autoridades egípcias apostaram na lua cheia e na maré alta para avançarem na retirada do navio encalhado da rota em que passa cerca de 10% de todo o comércio marítimo mundial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/03/Banner-Materias-02-Dkp_-1420x240-_-Mbl_-400x300-Suno-Black.png

Apesar dos avanços, e de o presidente do Egito Abdel Fattah el-Sisi já ter comemorado e declarado que o Canal de Suez está desbloqueado, o esperado é que demore mais alguns dias para normalizar a operação, por conta do congestionamento de embarcações que aguardam para realizar a travessia: mais de 450 navios estão presos esperando para sair da região.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/03/Banner-Materias-01-Dkp_-1420x240-_-Mbl_-400x300-Suno-Internacional.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião

Garanta 3 anos de acesso com 33% OFF e bônus exclusivos.

ASSINE AGORA