Corrida do ouro recente é poder ter conteúdo, pagamento e mensageria, diz Campos Neto

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira que a “corrida do ouro” recente na indústria financeira está ligada à capacidade das instituições de ter conteúdo, canal de pagamento e serviço de mensageria.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/1420x240-Banner-Home.png

“Não sabemos exatamente qual será a intermediação financeira do futuro”, disse Campos Neto. “Existe uma fusão de diversos canais.”

Campos Neto afirmou ainda que a disputa das instituições pelo conhecimento está ligada à forma de monetizar os dados disponíveis. “Dado é um ativo valioso, que gera receita e não paga imposto”, disse Campos Neto, participante de evento virtual sobre o Open Banking, promovido pela Folha de S.Paulo.

O presidente do BC destacou também o crescimento das mídias sociais, que se “empoderaram” e “têm capacidade grande para analisar dados”. Campos Neto pontuou ainda que a tecnologia tem sido uma forma de “empoderar” também as pessoas.

“O movimento de monetizar dados está cada vez mais dando empoderamento às pessoas”, disse, lembrando que os clientes das instituições financeiras terão poder sobre suas informações no Open Banking – o sistema brasileiro de compartilhamento de dados. “O open banking vai transformar o sistema financeiro, o tornando mais competitivo”, afirmou Campos Neto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Bancos grandes

O presidente do Banco Central disse que o Open Banking – o sistema brasileiro de compartilhamento de dados de clientes – não gerará o encolhimento dos bancos grandes. “Pelo contrário. Os bancos terão uma fatia menor de um bolo maior”, comentou.

Segundo ele, o sistema tende a incentivar a bancarização da população brasileira, com oportunidades para as instituições financeiras.

Expectativas de alta do PIB estão indo em direção a 4%, diz Campos Neto

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que março registrou resultados positivos na recuperação da economia brasileira e apontou que diversas expectativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 estão indo em direção aos 4,00%.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/1420x240-Banner-Home.png

Em março, o Ministério da Economia atualizou sua projeção de alta do PIB neste ano de 3,20% para 3,50%.

Conforme o Relatório de Mercado Focus do BC divulgado nesta segunda-feira, a expectativa dos economistas do mercado para a economia este ano passou de alta de 3,45% para elevação de 3,52%. Há quatro semanas, a estimativa era de 3,09%.

Campos Neto disse também  que existe o questionamento em diversas economias sobre a eficiência de se fazer um programas grandes demais neste momento, quando a economia está se reativando com os programas de vacinação.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno