Camil (CAML3) anuncia aquisição da empresa mineira Santa Amália por R$ 260 mi e entra no mercado de massas
A Camil (CAML3) informou nesta segunda (16) que adquiriu a mineira Santa Amália, companhia do setor de massas, pelo total de R$ 260 milhões.
A Santa Amália, controlada da Alicorp, é uma empresa tradicional do segmento de massas. É líder no Estado de Minas Gerais (MG), com marcas de destaque na categoria de massas e. segundo a Camil, com um portfólio completo de marcas premium e de ocupação na categoria.”
“A complementariedade geográfica, com liderança em região com potencial de crescimento para as categorias atuais da Camil e seu posicionamento com potencial de crescimento nacional, reforça a estratégia da companhia de aquisições. A operação representa um importante passo para a diversificação e entrada em novas categorias e expansão geográfica no Brasil”, afirma a Camil.
A Camil assumirá o endividamento da Santa Amália da ordem de R$ 150 milhões. A transação precisa ser aprovada pela Assembleia Geral da companhia e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Terceira aquisição da empresa em quase cinte dias
Foi a terceira aquisição da Camil em menos de um mês. No final de julho, a empresa anunciou a compra de um empresa no Equador, a Agroindustrias Dajahu. A brasileira quer ampliar suas operações no mercado de processamento de arroz.
Além disso, a Camil também comprou a Ronaljavhus, uma companhia de transportes. As duas aquisições foram comunicadas por meio de fato relevantes arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta terça (27).
No total, o montante das duas aquisições foi de US$ 36,5 milhões (R$ 189 milhões), com conclusão do negócio prevista para setembro.
“Os ativos adquiridos operam no Equador como um dos líderes em marca de arroz, com marketshare significativo e elevado potencial de crescimento. A operação está alinhada com a estratégia da companhia e representa um importante passo para a expansão da Camil na América Latina em novas geografias”, diz o fato relevante da Camil.
Dajahu tem diversas marcas
Atualmente a Dajahu possui as marcas Rico Arroz, Arroz Osito, Bueno e Onix Macareño, sendo que, com todos os selos, há 20% de participação no mercado de arroz envelhecido do Equador e 7% no consumo total do cereal no país.
Dos selos, somente o Bueno é econômico, ao passo que os três demais são marcas premium.
Sobre o mercado do Equador, a Camil destaca que na última década os governantes realizaram investimentos em “projetos rodoviários, marítimos e aeroportuários”, o que facilita a operacionalização no país com ambas as compras feitas.
O capital da companhia atualmente é 100% equatoriano, e os dados divulgados pela companhia demonstram uma receita líquida de R$ 267,9 milhões ante um Ebitda de R$ 21,3 milhões. Ainda no acumulado de 2020, foram R$ 10 milhões de lucro para a companhia equatoriana.
Cotação de Camil
Nesta segunda (16), a Camil fechou ao preço de R$ 8,65, com queda de 0,68%.
(Com informações do Estadão Conteúdo)