Aquisição feita pela Camil (CAML3): XP vê caminho “novo e interessante, sem estressar o balanço”
A Camil (CAML3) comprou a Mabel, empresa do ramo de biscoitos, da Pepsico (PEPB34), conforme comunicado na manhã desta terça-feira (23). A transação deve passar ainda pelo crivo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A empresa também adquiriu o licenciamento da marca Toddy, marcando a entrada da Camil no mercado de Biscoitos e Bolachas (C&C, sigla em inglês).
O valor da aquisição, porém, não foi divulgado. Os analistas da XP Investimentos analisaram a transação e afirmam que isso sinaliza que a Mabel foi drasticamente impactada pela pandemia e por concorrentes agressivos, de forma que “esse pode ser um caminho novo e interessante para a Camil, agregando um ativo estratégico sem estressar seu balanço”, conforme o relatório.
Em função da companhia precisar de um processo de turnaround, os analistas da XP ressaltam que a Camil conseguiu pagar um preço atrativo por uma empresa com potencial grande pela frente, com capacidade instalada de 110 mil toneladas (ociosidade ao redor de 45%).
As marcas mais fortes, como a Toddy, têm capacidade de atingir valores de duas vezes a média do setor, aproximadamente, além de presença nacional.
“Em nossa visão, o maior desafio é a execução, e a Camil possui um sólido histórico de M&As com construção de valor para a empresa”, ressalta a XP. A recomendação das ações da Camil continua de compra, no preço-alvo de R$ 14.
A XP espera potencial de negociação de 5,1 vezes em 2023, contra média histórica e o múltiplo alvo dos analistas de 6,5 vezes.
De acordo com relatório da XP, os pontos positivos da aquisição incluem:
- A integração no portfólio de duas marcas fortes (Mabel, Toddy), além de outras com produtos de alto valor agregado;
- Embora ainda não divulgado, o segmento de C&C tem uma margem atrativa e deve proporcionar um acréscimo ao consolidado, “em nossa visão, principalmente com a queda dos preços das commodities e catch-up nas margens”;
- A empresa adquirida possui uma ociosidade relevante (cerca de 45%) e não demanda capex significativo para quase dobrar sua produção;
- C&C possui sinergias relevantes com outras categorias, tanto na perspectiva de cross-selling quanto de ganho de escala;
- A aquisição representa uma oportunidade interessante de expansão geográfica para regiões complementares, e melhoria nos canais comerciais;
- Com o conhecimento de originação de trigo adquirido com a Santa Amália, a empresa vê uma oportunidade na redução de custos para a Mabel; e
- A empresa possui um forte histórico de fusões e aquisições com construção de valor e está passando por um processo de diversificação com 5 aquisições nos últimos 12 meses.
Cotação da Camil
A ação da Camil fechou o dia em alta de 2,68%, cotada a R$ 10,35. No ano, acumula perdas de 8,08%.