Ícone do site Suno Notícias

Câmara aprova projeto que aumenta o prazo para entrega do IR de 2021

IOF

Foto: Pixabay

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (31) o Projeto de Lei que prorroga, até 31 de julho deste ano, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) de 2021.

O prazo atual do IR acaba em 30 de abril, ao passo que a proposta, realizada pelo deputado Rubens Bueno, segue para análise do Senado, conforme informou a Agência Câmara.

O cronograma de restituições não mudará, explicou o deputado Marcos Aurélio Sampaio (MDB-PI), substitutivo do relator. O primeiro lote deve ser entregue em 31 de maio.

Além disso, o texto autoriza ainda o pagamento da cota única ou das cotas vencidas até 31 de julho sem acréscimo de juros ou penalidade de qualquer natureza.

Para Rubens Bueno, a prorrogação é necessária devido ao aumento das restrições decretadas na tentativa de conter o contágio pelo coronavírus (Covid-19).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O deputado lembrou que muitas pessoas precisam circular nas ruas para buscar notas fiscais e documentos, pondo-se em risco de contaminação. Bueno observou ainda que vários contabilistas declararam apoio ao projeto. “Quem já declarou vai receber a restituição a partir de maio”, destacou.

Quem deve declarar o IR 2021:

Confira os critérios de quem deve declarar o Imposto de Renda, em 2021:

Além disso, neste ano, para quem recebeu o Auxílio Emergencial em 2020 e, além das parcelas, tiver recebido R$ 22.847,76 ou mais em outros rendimentos tributáveis, também deve declarar o IR.

De acordo com a Receita Federal, os valores recebidos do auxílio, são considerados rendimentos tributáveis e devem ser declarados na ficha “Rendimentos Recebidos de Pessoa Jurídica”. Contudo, eles não são considerados para o teto de R$ 22.847,76.

Para preencher e entregar a declaração, o contribuinte deve utilizar o programa gerador do Imposto de Renda 2021, referente ao ano-base 2020, o qual está disponível para computador e celular.

(Com informações da Agência Câmara)

Sair da versão mobile