Ícone do site Suno Notícias

Recorde do Caged em janeiro mostra potencial do mercado e acerto de medidas, diz secretário

Recorde do Caged em janeiro mostra potencial do mercado e acerto de medidas, diz secretário

Bruno Bianco Leal- Secretário Especial de Previdência e Trabalho. Foto: Michel Jesus Câmara dos Deputados

O resultado recorde do mês de janeiro no mercado de trabalho formal animou o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco. Segundo os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) a criação de vagas líquidas atingiu 260.353 carteiras assinadas em janeiro, melhor resultado para o mês na série histórica, iniciada em 1992.

“O Caged tem mostrado superação muito boa do mercado de trabalho. O Brasil está gerando empregos e evitando demissões, a economia continua viva e pulsando”, avaliou o secretário. “Tivemos mais um Caged histórico em janeiro, o que ratifica nossas expectativas positivas. O resultado mostra o potencial do mercado de trabalho e o acerto de medidas do governo que adotamos no passado, no presente e continuaremos adotando no futuro para a proteção do emprego dos brasileiros”, completou.

Bianco afirmou que o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) continua responsável pela manutenção do emprego em 2021.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Como mostrou o Estadão/Broadcast uma nova rodada do programa que permite às empresas cortarem jornada e salário e suspender contratos de trabalho deve ter custo total entre R$ 5,8 bilhões e R$ 6,5 bilhões para o governo, responsável por pagar um benefício emergencial aos trabalhadores.

A estimativa considera que 2,7 milhões a 3,0 milhões de acordos serão firmados entre patrões e empregados nas duas modalidades.

Dados do Caged de janeiro

O resultado de janeiro decorreu de 1,527 milhão de admissões e 1,266 milhão demissões. Esse foi o melhor resultado para o mês em 30 anos, já que a série histórica do Caged se inicia em 1992. Em janeiro de 2020, para fins de comparação, houve a abertura de 117.793 vagas com carteira assinada.

O saldo supera também a média das projeções do mercado, que previa a criação de cerca de 190 mil vagas. O desempenho do Caged em janeiro ficou também dentro do intervalo das estimativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast. A expectativa era de abertura líquida de algo entre 85.637 vagas e 420.000 vagas, com mediana positiva de 179.000 postos de trabalho.

Veja aqui o texto completo e os números do Caged de janeiro.

Sair da versão mobile