A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (15) a compra de parcela remanescente da HBO Brasil Partners pela AT&T Warner Media.
O negócio em questão envolve a os canais de televisão por assinatura do serviço da marca HBO Brasil. A AT&T já detinha 88,2% de participação na HBO Brasil Partners. Dessa forma, a empresa compradora passou a possuir 100% de participação societária. Nesse sentido, o Cade avaliou que a operação não elevaria o controle da companhia sobre o mercado de televisão por assinatura no Brasil.
O relatório aponta que a AT&T possui mais de 20%, no setor de filmes e de séries envolve assinaturas. Entretanto, neste mercado há competitividade com serviços como GloboPlay e Fox Premium. Desse modo, o Cade identificou que a compra da parcela dos canais da HBO Brasil não deverá prejudicar a competitividade entre as companhias que atuam no segmento.
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A autarquia analisa esse setor de mercado considerando a totalidade dos canais de televisão por assinatura em conjunto. Ou, ainda, segmentando os canais de acordo com o gênero da programação, que compreende filmes, séries, apresentações infantis, esportes, variedades ou outros programas.
“A presente operação não altera as condições concorrenciais no mercado de licenciamento e distribuição de televisão por assinatura, podendo ser aprovada”, explicou o superintendente Alexandre Cordeiro Macedo, em despacho que aprovou a operação de compra da fatia restante da HBO
Estratégia de compra da HBO na América Latina
A AT&T Warner Media já havia anunciado, em outubro do ano anterior, operação com a HBO para o restante da região da América Latina.
A aquisição da HBO Ole Partners na América Latina e no Caribe, no final de 2019, permitirá à AT&T Warner Media lançar versões locais do HBO Max. O serviço de streaming tem a previsão de ser anunciado nos Estados Unidos ainda neste ano. O valor da transação não foi revelado e a conclusão da operação depende de aprovações de órgãos reguladores.
No Brasil, a partir da compra da parcela restante pela AT&T Warner Media, o serviço de streaming por assinatura HBO Max tem previsão de lançamento para 2021.