O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a venda da rede de postos de combustíveis do Grupo Zema do Brasil para a Total. O resultado foi publicado nesta segunda-feira (10), no Diário Oficial da União.
A transação foi aprovada sem restrições pelo Cade. Com o compra, a petrolífera francesa Total pretende expandir os seus negócios no Brasil, principalmente no sudeste e no centro-oste.
Saiba Mais: Cade abre processo para investigar Petrobras
No total, o Grupo Zema opera 280 postos de serviços e instalação de armazenamento de derivados de petróleo.
O grupo atua principalmente nos estados de Minas Gerais, Goiás Mato Grosso.
A companhia petrolífera informou que pretende dobrar o número de estações da marca. Além disso, a empresa francesa ressaltou que o Brasil é o segundo maior mercado de biocombustíveis do mundo.
Movimento global
A aquisição da Total não foi a única a ser anunciada. Nos últimos meses muitas empresas estrangeiras investiram no setor petrolífero brasileiro. A holandesa Vitol adquiriu 50% da empresa de distribuição de combustível Rodoil. Neste ano, a suíça Glencore comprou 78% da Ale Combustível.
No Brasil, a companhia francesa já atua do setor da exploração petrolífera. É sócia na maior reserva de petróleo do Brasil, na área de Libra. A empresa francesa detém 20% da produção.
No campo da Lapa, no pré-sal da bacia de Santos, a Total assinou uma parceria com a Petrobrás para transferir 35% dos direitos dos de exploração.