A Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, nesta sexta-feira (8), a compra do Banco Modal (MDL11) pela XP (XPBR31), anunciada em janeiro.
“O Banco Modal e a XP estão convictos de que o mercado brasileiro tem enorme potencial de disrupção e crescimento, e que esta combinação de negócios viabilizará a aceleração deste processo de disrupção que vem acontecendo e o atingimento dos objetivos de longo prazo“, diz o fato relevante divulgado pelo Banco Modal.
As empresas assinaram o acordo de aquisição em maio. Com a conclusão do negócio, os acionistas do Banco Modal se tornarão acionistas diretos da XP, via BDRs.
O Banco Modal passa a ser, portanto, subsidiária integral do Banco XP e seu registro será cancelado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O acordo vinculante é para a incorporação de até 100% do banco digital, que será pago com até 19,5 milhões de ações da XP Inc.
A aquisição do Banco Modal custou cerca de US$ 528,25 milhões (aproximadamente R$ 3 bilhões) para o grupo. O pagamento, que será feito por meio de troca de ações, representa um prêmio de 35% sobre o preço médio do Banco Modal nos 30 dias anteriores da data oficial da compra, em janeiro.
A transação acrescentou mais de R$ 30 bilhões em ativos sob custódia, cerca de 500 mil clientes ativos e uma carteira de crédito com garantia em investimentos de R$ 607 milhões.
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XP (XPBR31) lança ‘novo banco’ e quer ser líder no segmento em 3 anos
A XP acaba de entrar em um novo segmento. A empresa de investimentos está lançando o XP Banco de Atacado, e tem a meta de se estabelecer como a melhor instituição nesse setor em três anos.
A nova marca integra as áreas dedicadas ao atendimento a empresas, investidores institucionais e clientes com alto patrimônio (private).
Seis frentes do grupo são agora parte do XP Banco de Atacado: o XP Corporate, XP Private, XP Investment Banking, Relações Institucionais, XP International e Research.
O segmento middle de XP Empresas passa a ficar dentro de Corporate.
“Queremos ser a primeira ligação do cliente para o que ele precisar. As empresas demandam cada vez mais um atendimento sofisticado e o nosso banco de atacado nasce com esse DNA: de oferecer uma estrutura robusta e um portfólio de produtos e serviços completo”, diz José Berenguer, CEO do Banco XP.
Segundo o executivo, são áreas que passaram por um processo de maturação e que agora atuarão de forma mais próxima e coordenada. Ao todo, são 570 profissionais envolvidos na nova marca.
As áreas Corporate, Investidores Institucionais, Private e XP International passam a formar o recém-criado Canal Atacado. “Queremos garantir aos clientes empresas e private uma jornada unificada – one stop shop”, acrescenta Gustavo Balassiano, head do Canal Atacado. O Private, braço que atende a clientes de alto patrimônio, já tem em torno de R$ 250 bilhões em ativos sob gestão, em apenas seis anos de existência. A expectativa é que esse número alcance R$ 300 bilhões.